Eleições 2018 à luz dos documentos da Igreja

Aconteceu na última sexta-feira (19), na Comunidade são Leonardo Murialdo, uma Roda de Conversa com o tema “Igreja e Eleições 2018”. A atividade foi uma iniciativa do Pároco Pe. Jacó com o intuito de proporcionar às lideranças de pastorais, missionários/as das SMP e todos os membros das comunidades da Paróquia Cristo Bom Pastor um espaço de reflexão acerca do cenário eleitoral de 2018 e da responsabilidade dos cristãos e cristãs de se comprometer com a política.

O encontro teve início fazendo memória dos Santos Oscar Romero e Paulo VI, canonizados pelo Papa Francisco em 14 de outubro de 2018. São Oscar Romero foi bispo em El Salvador, e deu a vida em martírio na defesa do povo salvadorenho que sofria repressão, tortura e morte na Ditadura Militar que acometeu El Salvador na década de 1980. O Papa Paulo VI, por sua vez, marcou a história da Igreja Católica Romana ao dar continuidade ao Concílio Vaticano II, onde bispos do mundo inteiro reforçaram a opção evangélica preferencial da Igreja pelos pobres.

A Roda de Conversa contou com a assessoria do seminarista diocesano Caio Matheus Caldeira da Silva – graduado em filosofia e estudante de teologia da PUC-PR. O assessor deu o pontapé inicial na reflexão com a palavra do Papa Francisco sobre a participação dos leigos e leigas na política. O Papa afirma que a política é uma “alta forma de caridade”, ou seja, um serviço inestimável de dedicação ao bem comum da sociedade. O Ano Nacional do Laicato nos incentiva a exercer o protagonismo de leigos e leigas na Igreja e na transformação da sociedade segundo os três elementos para e edificação do Reino de Deus: formação, espiritualidade e acompanhamento (Doc. 105, n. 263).

Caio ainda alertou sobre as orientações da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) acerca do envolvimento político dos cristãos e cristãs. Produzida pelo Regional Sul 2 da CNBB (Paraná), a Cartilha de Orientação Política tem presente a palavra de Deus dada por São Paulo aos Romanos: “Alegres por causa da esperança” (Rm 12, 12). A premissa do documento é a evangelização, falando de política no sentido amplo do termo, que tem a ver com os valores da paz, da justiça, do amor, no cuidado das pessoas, seja na cidade ou no campo, sobretudo dos pobres e da humanidade. A Cartilha ainda aponta que muitos políticos vivem longe do povo, não conhecem a história das pessoas, dos pobres e defendem a opressão dos pequenos e marginalizados. Para Dom Vital Corbellini, bispo de Marabá (PA), esses políticos necessitam de uma real conversão e também os eleitores precisam discernir os candidatos que vão trabalhar pelo povo pobre, simples, operário e operária, homem e mulher do campo, da periferia e dos centros urbanos, negros, indígenas e ribeirinhos.

Outro ponto abordado durante as reflexões foi o tema das notícias falsas ou fake news. O assessor destacou a importância de prezar por candidaturas honestas, que não espalhem mentiras. Para o Papa Francisco “a comunicação humana é uma modalidade essencial para viver a comunhão” e alerta para o egoísmo, que é capaz de distorcer a comunicação e a verdade em prol de um bem individual e gerar intolerância e ódio. Para o Pontífice as notícias falsas devem ser erradicadas em uma corrente de conscientização das pessoas.

Com a intercessão de São Oscar Romero e São Paulo VI, encerramos o encontro pedindo ao Deus da Vida a graça de sermos leigos e leigas missionários, vivendo plenamente o Evangelho de Jesus Cristo, anunciando a Justiça do Reino e denunciando todo o sofrimento do povo de Deus.

Gabriela da Silva
Pastoral da Juventude