Este pedaço de terra está entre o conjunto do Lindoia e dos Eucaliptos, na margem direita da Av. Maritacas. Desde que eu o conheci tinha a aparência de um terreno, que anteriormente devia ter sido cultivado e ter produzido muito bons frutos, talvez de café.

A partir de 1997 instalou-se una companhia loteadora, “Monreal S/A Ltda.”, pondo a venda os 447.700m² ou os 18,5 alqueires. Eram previstas 1.100 datas com aproximadamente 250m² cada data. Neste loteamento estavam reservadas três quadras, uma com 9.709m² , na metade do loteamento e outras duas localizadas na baixada do loteamento, perto do córrego “Água das Pedras” com um tamanho global de 10.849m². Eram destinadas à Prefeitura para uso da população.

A partir do ano de 1998 iniciamos a luta junto ao município de Londrina para a adquirição de uma modesta área de 40X50m, na quadra N° 1 entre a quadra 13 e 16. O Processo recebeu o N° 50593/98. Este Processo foi indeferido no dia 23 de abril de 1999. Assinado Wilson Mandelli, Secretario da Administração.

Em 10 de Junho de 1999 entramos com um novo Processo, tendo a ousadia de pedir uma área de 50X60m. O Processo recebeu o N° 83120/99. Depois de muitas peripécias, passando de uma secretaria para outra, o Processo foi arquivado, sem saber o porque e ali morreu.

Mas, como se podia pensar numa derrota e deixar futuramente uma grande população abandonada, sem poder ter um local para realizar o atendimento religioso e social ? Encorajados por alguns amigos fizemos uma outra tentativa. Em 30 de março de 2001 apresentamos um outro pedido protocolado com o N° 149416/01. Era o período da prefeitura “Nedson”. Muitas expectativas com promessas de vários Vereadores. O Processo começou a ser examinado a partir das Secretarias, pensando que teria sido mais fácil, sabendo que o Prefeito e o Secretario dele, o Sr. Adalberto o estavam apoiando. Não foi bem assim, porque parte do Processo sumira,

Com a ajuda do Major Adalberto, Secretario do Governo, recompomos o Processo e novamente começou a tramitar pelas Secretarias com o N° 199055/02. Isto aconteceu em 08. 07. 02. A Secretaria que mais criou problemas foi a Secretaria da Educação. Através de um dialogo entre a Secretaria da Educação e o Sr. Vereador Sydnei de Souza, salvaguardando a metragem necessária para as futuras exigências da educação, o restante do terreno poderia ser destinado sem nenhum problema para outra finalidade. Desta forma a Secretaria da Educação reservava para si,  6.509,99m² e para a Mitra Arquidiocesana de Londrina 3.199,99m² como “Concessão de direitos”.

O Prefeito assinou o Processo e o encaminhou para a Câmara para ser votado. Na Câmara foi protocolado no dia 09. 12. 02 às 13,30hr.. Foi votado em seção extraordinária nos dias 11 e 12 de dezembro de 2002.

Os Vereadores que mais apoiaram e defenderam este projeto foram: o Sr. Sydnei de Sousa, a Sra. Márcia Lopes e o Sr. Tamarozzi.

Agora cabe à comunidade fazer bom uso deste espaço.

(Pe. Severino Caldonazzo)