A Vila “Santa Isabel”, na sua origem era uma região quase próxima da rodovia 369, na saída de Londrina, a 8 Km, da cidade de Ibiporam. Era uma região de cafezais e de chácaras, com poucos moradores. É desconhecida a origem histórica de como foi dado o nome de Santa Isabel. Os outros bairros, como Lindoia, Mister Thomas, Eucaliptos, não existiam. Vila Santa Isabel era uma região afastada da cidade de Londrina. Havia poucas casas. Era aproximadamente o ano de 1960.

As poucas asas existentes iam aumentando devagarinho ao redor da única estrada de chão, que ainda então se chamava: Rua Orlando Silva. Não existia iluminação e a água era fornecida através de um poço artesiano perto do lote da dona Lurdes. Os primeiros moradores foram o Sr.<Branco, dona Rita, sogra do Sr. Joaquim, o Sr. Francisco, o seu cunhado Sr. Cido, o Sr. José Pizzi e a Sra. Itália Bavati Pizzi e o Sr. Fernandes e a Sra. Marequinha e pouco outros, todos donos de uma data (lote de 10X20). Este loteamento foi aprovado pela prefeitura em 1969 com o nome de Vila Sta, Isabel”.

Algumas pessoas, mesmo não morando mas tendo um pequeno comércio, percebiam que este lugar podia ter um futuro e desenvolver, pois cada vez mais apareciam novas famílias no novo loteamento, lançaram a idéia de construir uma pequena capela. Era o ano de 1976. Eram eles: o Sr. José Pizzi, o Sr. Luiz o pedreiro, o irmão dele o Sr. Sebastião, que tinha uma pequena empresa de construção e dona Marequinha, Esta pessoas levaram a frente a idéia e pediram a colaboração dos demais. No entanto o Pe. Domingo, Xaveriano, da Paroquia Nossa Sra. de Fátima vinha e celebrava a Sta, Missa na casa do Sr. Afonso e Idalina Munhoz ou na residência da Sra., Sebastião. Nos períodos litúrgicos da Quaresma e Natal vinham os Ministros da Eucaristia da mesma Paroquia.

O Sr. Luiz, animado pela participação da pequena comunidade foi descobrindo um terreninho, que a prefeitura, mais tarde passou para a Igreja como legitima proprietária.. Assim se começou a construir um barracão com estacas de eucaliptos e cercada de bambu. O barracão recebeu o nome de “Sta. Isabel”. O local se chamava já de “Vila Isabel”.

O primeiro Padre que atendeu esta comunidade foi o Pe. Domingos, Xaveriano, da paroquia de Nossa Sra. de Fátima. Depois vieram o Pe. Jorge, o Pe. Emílio, o Pe. Alberto e o Pe. Cláudio. Eles tomavam conta da parte religiosa de toda esta grande área, que ia até onde existe agora os cinco conjuntos. A Vila Isabel, então tinha uma faixa de 300 habitante: umas sessenta (60) famílias.

Em 1979 formou-se a 1ª diretoria tendo como presidente o Sr. José Pizzi, Vice-presidente o Sr. Luiz Guaguinine, Tesoureiro o Sr. Mauro Pizzi e Secretario o Sr. José Luppo. Foram feitas as primeiras quermesse para cobrir com bambu. A partir dai as primeiras Missas eram celebradas neste local de 15 em 15 dias. Iniciou também o primeiro grupo de jovem coordenado por Geraldo Pizzi.

Em 1981 assumiu outra diretoria, que teve como presidente o Sr. Luiz Guaguinine, Vice-presidente o Sr. Geraldo Pizzi. Nesta época foi construído o salão, onde até hoje funciona provisoriamente a Igreja Em 1983 foi Presidente o Sr. Sebastião Guaguinine e Vice o Sr. Geraldo Pizzi. Em 1985 o Presidente foi o Sr. Geraldo Pizzi e Vice o Sr. José Luppo. Nesta época os Padres que atendiam a comunidade eram os Padres Josefinos de Murialdo, que já dirigiam a escola da EPESMEL.  A pedido do Rev.mo Sr. Dom Geraldo Magella, bispo de Londrina, os Josefinos assumiram a direção da Vila Isabel, com outras comunidades já desenvolvidas nos bairros vizinhos. Os primeiros Padres Josefinos a trabalhar nesta comunidade foram o Pe. João Bonetto, veio depois o Pe. Antônio Lairi de Souza, o Pe. Idair Bonadimam.

Em 1991 assumiu a Presidença a Sra. Helena Pizzi e em 1996 a Diretoria registrada em libro ata da Igreja foi: Presidente o Sr. Francisco Teixeira, Vice-presidente o Sr. José Mondec, Tesoureiro a Sra. Neuza Mondec e Secretaria a Sra. Emília R. Benysek. Foi então que começou a luta pela construção da nova Igreja. Com a colaboração da Paroquia da Catedral, representada pelo Mons. Bernardo Caffà a obra da nova Igreja foi concluída. A construção da nova Igreja tem uma área de 341 m2.

A comunidade está organizada com a sua diretoria e várias pastorais. Os sacerdotes atendem a comunidade todos os domingos e uma vez por mês com a celebração da Santa Missa e a administração dos outros Sacramentos.