No 4º Domingo do Advento, 22 de Dezembro de 2018, a Comunidade São Leonardo Murialdo celebrou o encerramento da Novena de Natal.

Nesse ano tivemos a formação de 13 grupos. Desses, sete são GBRs que já atuam nas ruas fazendo reuniões todas as quintas-feiras; dois já se comprometeram a continuar se reunindo através dos GBRs em 2019; além da Pastoral dos Coroinhas, que se reuniu nas famílias dos participantes para celebrar a espera do Menino Deus.

O tema “Família: Aqui há lugar para Jesus” foi muito propício. A partilha da Palavra ao longo de toda a Novena nos ajudou a perceber a importância de abrirmos nossos corações à questão da migração, ao acolhimento dos muitos refugiados e refugiadas que chegam envolvidos pelo medo, sofrimento e pela incerteza de integrar-se e encontrar um trabalho que permita sustentar-se com dignidade. Isso nos desafia e nos provoca a sermos mais acolhedores e misericordiosos, pois “Jesus continua precisando de acolhida em nossa vida”.

Nossa fé é vivida a nível pessoal, comunitário e social. Nesse período de Novena nos comprometemos com o gesto concreto sugerido pela Arquidiocese de Londrina, fruto de nossa perseverança e compromisso com o Senhor que nasceu simples e frágil.

Toda a reflexão teve seu desfecho no encerramento da Novena, onde a comunidade participou ativamente na doação de alimentos que proporcionaram uma ceia de natal mais digna às famílias atendidas pelas pastorais sociais da comunidade. Também recebemos a doação partilhada entre todos os grupos de Novena no valor de R$ 1.434,40. Com este valor adquirimos e doamos 107 metros de tecido para a Campanha Solidária em prol do Hospital do Câncer de Londrina. O tecido será destinado à confecção de lençóis e vestimentas para uso dos enfermos. “Toda doação está sendo recebida com muito carinho por nós da equipe do setor responsável aqui do hospital. Essa ajuda é de fundamental importância para nossa sobrevivência” disse uma das funcionárias do hospital.

Muita gratidão pelo amor e compromisso dos animadores e animadoras das Novenas de Natal em todas as ruas de nossa comunidade, contribuindo para que pudéssemos gestar o Salvador em nosso meio. Agradecemos a parceria feita com as missionárias da Mãe Rainha e também a participação e presença de todos e todas nesse dia, consolidando assim o nosso compromisso de levar a Palavra a cada um e cada uma.

Que o Deus Menino nos abençoe e nos impulsione a sermos uma igreja em saída, corajosa, missionária e acolhedora.

Vera Lucia Silva – Pascom Paróquia Cristo Bom Pastor