Na última quinta-feira (21/02) aconteceu na Comunidade São Leonardo Murialdo a formação sobre a Campanha da Fraternidade 2019, com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”. A formação contou com assessoria de Cristina Coelho, assistente social e membro da Pastoral Carcerária e das CEBs na Arquidiocese de Londrina. Estiveram presentes agentes de pastorais, animadores dos GBRs, religiosas, leigas e leigos também de outras comunidades da Paróquia Cristo Bom Pastor.

O lema da CF 2019, extraído do Livro do Profeta Isaías “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), nos desafia ao serviço transformativo e construtivo de novas relações que possibilitem a participação de todas e todos na construção de uma sociedade fraterna. A edificação do Reino de Deus no aqui e agora exige o respeito aos direitos de todas e todos, e que a justiça seja o fundamento desses direitos.

A Campanha da Fraternidade neste ano tem como objetivo geral “estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”. Nesse contexto as Políticas Públicas são entendidas como ações e programas que são desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.

A assessora Cristina atentou para a necessidade de manter viva a memória das Políticas Públicas conquistadas nos últimos 30 anos, resultados de mobilizações e lutas promovidas pela sociedade brasileira. A Constituição Federal de 1988 e suas leis complementares garantiram a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Seguridade Social e outros, que hoje encontram-se seriamente ameaçados. A construção de políticas públicas é um exercício democrático, que para ser exercido exige que a democracia seja garantida e fortalecida, como sistema de convivência, onde possam ser pensados, garantidos e defendidos os direitos de todas as pessoas.

O Texto Base da Campanha da Fraternidade 2019 (p. 228) afirma que todo cristão é convidado a se responsabilizar pelo outro. Cuidar para que direitos e deveres se tornem uma realidade vigente é papel do cristão. A política é um meio para que o viver em sociedade possa promover a vida digna de todos os cidadãos. Todos são cidadãos, por isso devem ter seus direitos adquiridos respeitados e também devem cumprir com os seus deveres, pois tudo isso promoverá o bem da sociedade.

A Campanha da Fraternidade 2019 é um convite para uma maior participação das pessoas na elaboração e implementação de Políticas Públicas, através dos diversos Conselhos e organizações que estão constituídos. Assim poderemos projetar o presente e o futuro do Brasil, amparado no direito e na justiça, livre das desigualdades que atingem os mais pobres. A participação nas Políticas Públicas, na ótica da misericórdia, torna-se caminho inspirador para a vida não só dos cristãos, mas de todas as pessoas de boa vontade.