Pelo direito e a Justiça libertados
Povos, nações de tantas raças e culturas
Por tua graça, ó Senhor, ressuscitados
Somos em Cristo, hoje novas criaturas

A Quarta-feira de cinzas, celebrada nesse  dia 6 de março, na Paróquia Cristo Bom Pastor,  marcou o inicio  Quaresma . A Celebração paroquial  reuniu as nove comunidades e contou com a participação de Pe Esvildo, Pe Celso e Pe Carlos.

A Missa de cinzas chama os cristãos ao arrependimento dos pecados e a busca de conversão. Ao traçar o sinal da cruz na cabeça dos fiéis em sinal de penitência, o padre pronuncia as palavras: “Convertei-vos e crede no Evangelho”, um claro convite, uma oportunidade para abrir o coração  aos irmãos, praticando a justiça, a caridade e o amor ao próximo.

Campanha da Fraternidade

Pe Celso, em comunhão com a Igreja do Brasil, convocou  todos os presentes a vivenciarem santamente esse tempo quaresmal, comprometendo-se com  a Campanha da Fraternidade que neste ano tem como tema: Fraternidade e Politicas Públicas e lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. Is1,27  e pretende   animar os cristãos e cristãs na luta por politicas públicas que promovam a vida, o compromisso com os empobrecidos, com a casa comum e com as minorias  à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja.  É dever dos cristãos e cristãs, olhar a realidade vivenciada  pelos que sofrem, denunciando toda forma de injustiça e corrupção,  que  tiram do povo o direito à educação, saúde, habitação, liberdade de expressão e vida digna.

Pe Celso reafirmou as palavras do Papa Francisco:  “A boa política está ao serviço da paz; respeita e promove os direitos humanos fundamentais, que são igualmente deveres recíprocos, para que se teça um vínculo de confiança e gratidão entre as gerações do presente e as futuras”.* A boa política, é um “meio fundamental para construir a cidadania”.  Portanto, fazer parte dos conselhos e movimentos em favor das  políticas públicas é um ato profético, de conversão e compromisso.

A Paróquia Cristo Bom Pastor historicamente se mostra unida no cuidado com a vida e quer nesse tempo de conversão favorecer o diálogo, a unidade e o compromisso social, motivando o jejum, a penitência e a caridade, meios eficazes para alcançar a Graça da Ressurreição.

Leoni Alves Garcia
PASCOM Paróquia Cristo Bom Pastor