“Sou o Bom Pastor, ovelhas guardarei. Não tenho outro ofício, nem terei. Quantas vidas eu tiver eu lhes darei” (Waldeci Farias)

Acolhedora, terna, esperançosa e de bênçãos. Assim pode ser definida a missa de posse do Padre Celso Copetti como pároco da Paróquia Cristo Bom Pastor na manhã deste domingo (10). A celebração foi presidida por Dom Geremias Steinmetz, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Londrina, com a presença dos padres Carlos (novo vigário paroquial) e Esvildo, também da Congregação de São José, e os padres Paulo, Gabriel e Manoel do PIME.

No Juramento Canônico do novo pároco, ocorrido pouco antes do inicio da celebração, Pe. Celso recebeu o Livro Sagrado e, diante do Arcebispo Dom Geremias, fez as promessas requeridas para esta função, pedindo a ajuda de Deus e dos Santos Evangelhos.

Durante o Rito de posse houveram muitos momentos simbólicos, dentre eles a entrega da estola ao Pe. Celso por um casal da comunidade. Dom Geremias ressaltou que o paramento é sinal do serviço assumido por aqueles que seguem o ministério sacerdotal, fazendo dos que a utilizam sentinelas da Eucaristia e da Liturgia, para que a vida comunitária seja bonita, festiva, profunda e que, sobretudo, nos conduza ao encontro pessoal com Jesus Cristo. O novo pároco recebeu também as chaves do Sacrário e, com ela, a responsabilidade e compromisso com a espiritualidade paroquial. De posse da chave, o padre aproximou-se do Sacrário e falou com Deus, em oração pela comunidade paroquial, pedindo para que o Espírito Santo continue guiando e animando as comunidades.

O Arcebispo acolheu o Pe. Celso Copetti na Arquidiocese de Londrina com os desejos de que sua chegada e o carisma de sua Congregação contribuam para o crescimento pastoral não só da Paróquia Cristo Bom Pastor e suas comunidades, mas também da Arquidiocese. Dom Geremias saudou com carinho as crianças, adolescentes, jovens, idosos, pais e mães e todas as pessoas em estado de vulnerabilidade. O arcebispo cumprimentou especialmente as lideranças das comunidades que dedicam suas vidas para que a Paróquia siga crescendo e dando testemunho de fé.

Ao longo de toda a celebração também foi feita memória do Pe. Jacó, que foi pároco da mesma Paróquia pelos últimos seis anos, entregando sua vida e vocação para servir a todos e todas, e hoje presta seus serviços em uma nova comunidade.

Ao final da missa de posse o novo pároco pediu à Virgem Maria para que interceda por sua nova missão. Padre Celso agradeceu a Dom Geremias, aos demais padres presentes e aos teólogos e postulantes de sua Congregação, pedindo que dediquem também um pouco do seu tempo nessa missão, pois são também pastores das tantas ovelhas que precisam de sua ajuda. O pároco demonstrou ainda sua gratidão ao Pe. Jacó pelos anos de serviço às comunidades da Paróquia Cristo Bom Pastor e rogou aos paroquianos para que se amem, se valorizem, se respeitem e também coloquem os seus dons a serviço dos irmãos e irmãs, tendo sempre Cristo como referência de sua missão e de seu modo de ser e agir.

A Paróquia Cristo Bom Pastor recebe de braços abertos o Pe. Celso. Seja muito bem-vindo entre nós, e conte sempre com nossas orações. “Estamos nas mãos de Deus, estamos em boas mãos” (São Leonardo Murialdo).

            Leia na íntegra os agradecimentos de Pe. Celso Pedro Copetti:

“Esta missão hoje recebi, me entregando aos pés da virgem Maria. Peço a vocês que façam comigo esta oração: Ave Maria… Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós! Jesus Cristo Bom Pastor, rogai por nós!

Excelentíssimo e reverendíssimo arcebispo Dom Geremias, muito obrigado por esta celebração, pela sua generosidade, pela sua humildade. Quero que as portas de nossa igreja, da nossa paróquia e de nossas comunidades estejam sempre abertas para recebê-lo como nosso bom pastor, e quero agradecer sua presença com uma forte salva de palmas. Sempre que quiser vamos te receber com muito carinho e com muito amor, pois é gaúcho como nós.

Agradeço aos padres do PIME: Padre Paulo, que conheci hoje aos seus 85 anos, Padre Gabriel e Padre Manoel, e a todos os queridos e amados teólogos e postulantes da Congregação dos Padres Josefinos de Murialdo. Conto com vocês para este trabalho e esta missão nas comunidades, tanto da matriz com nas demais comunidades, e espero que cada um de vocês dediquem um pouco de seu tempo, sendo vocês também Pastores de tantas ovelhas que precisam de nós.

A toda a comunidade em geral quero dar meus agradecimentos, e a uma pessoa em especial que é o Padre Jacó, que aqui ficou com vocês quase oito anos com o seu jeito de ser e de fazer, entregando sua vida para servir a cada um e cada uma como pastor nesta paróquia.

E a todos que trabalharam para que esta celebração tivesse este significado para cada um de nós. Como Dom Geremias já falou, não é um encargo, é uma missão, é um serviço. E o que eu peço a Deus hoje é que cada um se coloque a serviço, colocando seus dons a serviço do outro. Como muito bem nosso querido bispo falou, ninguém é maior do que ninguém. Somos todos irmãos e irmãs. Temos, todos juntos, que rogar por uma comunidade que se ame, se valorize e se respeite. E o principal pastor não somos nós, é Cristo Jesus.

Portanto somos chamados e convidados hoje, e assumo este compromisso de seguir os passos de Jesus Cristo. Se estamos com Jesus Cristo, estamos com a certeza de que ele nos ajudará, nos iluminará e a nossa missão será fecunda. Que Ele nos abençoe a todos, sem citar nomes para não esquecer. Que Ele abençoe a todas as comunidades, que Ele dê força e coragem a todas as lideranças, desde os mais pequenos – que são os coroinhas talvez, até os que tem um encargo maior. Que ele abençoe a todos, que ilumine, que dê forças, que dê sabedoria para enfrentar também as dificuldades que virão. Essa é uma missão de ser e de conduzir esta Igreja do bairro Lindóia para que seja uma das melhores e maiores igrejas de Londrina. Ela só será maior se colocarmos Cristo sempre na frente da nossa missão e do nosso modo de agir e de ser como evangelizadores que nós somos.

Muito obrigado pela presença de todos, muito obrigado a todos que estão aqui e que torcem para que esta nova caminhada que iniciamos hoje seja fecunda e possa produzir muitos frutos. Muito obrigado e que Deus e Cristo Bom Pastor nos abençoem. Amém!”

Vera Lucia Silva – PASCOM Paróquia Cristo Bom Pastor