DEUS HABITA ESTA CIDADE. Sl 47,9

“sem planos os sonhos não conseguem tocar o chão da realidade”

Aconteceu nesse sábado (16) uma tarde de formação sobre o 17º Plano Arquidiocesano de Ação Evangelizadora no chão das comunidades. O encontro, promovido pela articulação das CEBs da Arquidiocese de Londrina, teve como objetivo conhecer o Plano que orientará as ações de evangelização de nossa Arquidiocese pelo próximo quadriênio (2019-2022).

O plano, que tem como tema “Deus habita esta cidade” (Sl 47,9), influencia diretamente toda a arquidiocese, pois mostra aquilo que terá mais atenção no cotidiano das comunidades. “É o fruto de um ano de trabalho que agora a gente lança pra diocese, para os padres, para o trabalho pastoral, para o dia a dia”, falou dom Geremias, na missa de lançamento:  “São propostas muito práticas no sentido dos grupos de reflexão, do dia da Palavra, da leitura orante da Sagrada Escritura, também das escolas de teologias, do ensino da Doutrina Social da Igreja, e também da experiência pessoal com Jesus Cristo. Promover esses encontros da pessoa com o próprio Senhor para podermos avançar em algumas coisas das comunidades, dos ministérios, na área do trabalho dos leigos, e podermos quem sabe influenciar cada vez mais a sociedade”.

A formação ocorreu em dois momentos. Na primeira parte da tarde o Pe. Alexandre Alves dos Anjos, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina, apresentou a estrutura do 17º Plano de Ação Evangelizadora, atentando que um plano é um conjunto de atividades articuladas entre si para se chegar a um objetivo, e acrescentou: “sem planos os sonhos não conseguem tocar o chão da realidade”.

No segundo momento, assessorado pelo Pe. Dirceu Fumagalli, foi a vez trazer o 17º Plano para a realidade de nossas comunidades, apontando quais diretrizes e compromissos tocam mais diretamente a ação das lideranças nas comunidades eclesiais de base.

O Plano de Ação Evangelizadora foi resultado de uma construção que levou em conta diversos aspectos do contexto social, político, econômico e eclesial no qual nossa Arquidiocese está inserida. As inspirações do Papa Francisco, o processo das Santas Missões Populares e o 14º Intereclesial das CEBs também foram importantes fatores que apontaram angústias, desafios e, sobretudo, linhas de ação para que a Arquidiocese de Londrina, com suas pastorais, movimentos e serviços, possa reafirmar o seu compromisso com a comunicação do Evangelho e da presença transformadora de Jesus Cristo na realidade em que se encontra.

Gabriela da Silva
CEBs Arquidiocese de Londrina/Leoni PASCOM