A Eucaristia é a Força da Comunidade!

O Retiro em preparação para a Primeira Eucaristia aconteceu no dia 06 de abril contou com a participação de 80 catequizandos de seis comunidades da Paróquia. A novidade foi a participação das famílias, que assumindo a missão de primeiros formadores fizeram-se presentes. O primeiro momento foi marcado por orações na Igreja. Entrega e confiança num Deus que é amor é misericórdia.

Familiares dos catequizandos

A seguir os catequizandos se dividiram em três turmas onde refletiram os temas: Batismo, Eucaristia e Penitência. Retornando para o grupo maior partilharam com os demais a experiência vivenciada em cada grupo e tema.

O momento mais esperado foi a Confissão.
Pela primeira vez os catequizandos vivenciaram a experiência da confissão, que gerou bastante expectativa, seguido de um sentimento de paz e acolhida, como alguns relataram.

Conforme nos orienta o Papa Francisco:
“O encontro com os fiéis que pedem o perdão de Deus seja sempre um encontro real de salvação, no qual o abraço do Senhor é percebido em toda a sua força, capaz de mudar, converter, curar e perdoar (… ) o Sacramento da Reconciliação é um verdadeiro e apropriado caminho de santificação; é o sinal eficaz que Jesus deixou à Igreja para que a porta da casa do Pai permanecesse sempre aberta, sendo assim sempre possível o retorno dos homens a ela.”

O próximo passo será a 1° Eucaristia. A Celebração será paroquial e acontecerá no dia 27 de abril, as 18 horas, na comunidade Cristo Bom Pastor, no Lindóia.
Para a coordenadora paroquial da catequese Lúcia Garbosse, “a Primeira Eucaristia é uma festa e, as comunidades reunidas torna-se uma alegria, como os filhos reunidos na casa da Mãe.”
O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que por meio da Eucaristia, com toda a comunidade, participamos dos sacrifícios do Senhor. A Eucaristia é a força da comunidade, portanto a Paróquia Cristo Bom Pastor celebra com alegria esse momento e agradece as famílias e catequistas que orientaram o catequizandos, animando-os nessa caminhada com Jesus de Nazaré.
O retiro foi um momento muito especial, cheio de alegria por tantas famílias reunidas num propósito comum: ser comunidade e partilhar o pão!

Que Maria, a grande Educadora os fortaleça e acompanhe sempre.

Leoni Alves Garcia- PASCOM paroquial