A Eucaristia é a Força da Comunidade

A Celebração Paroquial  da Primeira Eucaristia aconteceu no dia 27 de abril, às 18 horas, na comunidade Cristo Bom Pastor, Lindóia. Com a presença de familiares, padrinhos e amigos das diversas comunidades a matriz ficou cheia de alegria pelos 79 catequisandos que após longo período de preparação e muita dedicação dos diversos catequistas receberam pela primeira vez o Sacramento da Eucaristia.

Para a coordenadora paroquial da catequese Lúcia Garbosse, “a Primeira Eucaristia é uma festa e, as comunidades reunidas torna-se uma alegria, como os filhos reunidos na casa da Mãe.” E foi assim que o Pároco Pe Celso Copetti recebeu a todos e todas, reafirmando a importância da Eucaristia para o cristão em sua vida diária e comunitária.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que por meio da Eucaristia, com toda a comunidade, participamos dos sacrifícios do Senhor. A Eucaristia é a força da comunidade, portanto a Paróquia Cristo Bom Pastor celebrou com alegria esse momento.

Na homilia Pe Celso Copetti  animou aos catequisandos sobre a importância desse passo na missão do Cristão. “Ao receber Jesus Cristo se recebe uma missão especial, de fé e compromisso em Jesus de Nazaré e em seu projeto de  Igreja e sociedade. Uma grande responsabilidade e ao mesmo tempo uma grande missão de ser Igreja de ser como afirma o Papa Francisco “uma Igreja missionária e a serviço”. Receber a Eucaristia é dizer: Eu comungo com a Igreja, eu participo da Igreja, faço parte, não falo mal, me coloco em missão. É ser portador de Cristo e levá-lo aos amigos e aos ambientes onde  quer que estejamos. Participar da Eucaristia é estar em Comunhão com Cristo. E fazer0 isso com alegria!!  Na liturgia Cristo vai nos dizer: A paz esteja com você! Não nos deixemos iludir! Essa paz nos faz servir a comunidade, participar com responsabilidade.”

Aos pais e padrinhos animou e agradeceu pelo cuidado com os adolescentes que perseveraram na caminhada da catequese, com certeza guiados pelo seu  carinho e exemplo. “Que continuem! Que não esmoreçam pois os jovens são a alegria da Igreja, e pais e padrinhos em especial compete esse missão.”

Aos catequisandos e catequistas: “Parece que a missão termina hoje, mas não é verdade. Hoje ela começa. Por que na Eucaristia os catequisandos recebem Aquele que dá a Vida por nós,  Aquele que não tendo pecado se entregou por amor. Para nos dar a salvação, por isso quando comungamos, comungamos com o coração, com a vida, como filhos e filhas de Deus. Com isso recebemos a missão de cuidar de todos os membros da Igreja. Mostrar que ainda hoje vale a pena ser comunidade.”

Pe Celso pediu a Deus para que  a graça se faça presente na vida de cada catequisando, protegendo-os de ideologias e induções ao erro e assumam o compromisso que a Eucaristia apresenta.

Ao final todos os presentes foram consagrados no amor materno de Nossa Senhora Aparecida, rogando a Deus que ela cubra com seu manto os catequisandos, catequistas e seus familiares, animados pelo exemplo de São Leonardo Murialdo que dizia: “Sedes devotíssimos de Nossa Senhora, pois ela é a mãe de todas as graças”!

Também  houve um agradecimento  especial aos catequistas pelo bonito trabalho realizado, animando-os ainda mais agora, com a Iniciação Cristã, “pois juntos com as famílias farão de nossa paróquia a melhor evangelizadora possível.”

Rogamos ao  Cristo Bom Pastor que continue guiando nossos catequisandos, famílias e  catequistas. Que os  Santos padroeiros de nossas comunidades os animem no serviço á Igreja e aos irmãos.

Leoni Alves Garcia- PASCOM Paroquial