O Tríduo Pascal  é o conjunto de três dias celebrados pelos cristãos, composto pela Quinta-feira santa  – Missa de instituição da eucaristia e lava pés, logo após, velação ao Cristo crucificado.  Sexta-feira Santa – Beijo da Cruz e  o Sábado Santo – Vigília Pascal.  O Tríduo Pascal é celebrado em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, conforme os Evangelhos.

A Paróquia Cristo Bom Pastor vivenciou intensamente a meditação sobre o Tríduo Pascal e aproveitou  para aprofundar o que os dias mais importantes do ano litúrgico representam para os cristãos e para a vida em comunidade. Esses  três dias santos compreendem a força e o mistério da vida pessoal e da vida comunitária e propõem ao povo cristão  o caminho da salvação operados por Cristo, fortalecendo o compromisso de  ser testemunho de vida na história, como nos questionou Papa Francisco em sua catequese: “Gostaria de fazer a vocês uma pergunta: qual festa é a mais importante de nossa fé: Natal ou Páscoa?  A Páscoa, porque é a festa da nossa salvação, a festa do amor de Deus por nós, a festa, a celebração da sua morte e ressurreição.”

Assim nesses dias as comunidades da Paróquia Cristo Bom Pastor celebraram esse grande mistério: a morte e ressurreição do Senhor Jesus como uma festa  dos cristão, que não termina, mas indica   o caminho para a missão e  para o anúncio do  Cristo ressuscitado.

Preparando o coração para  vivenciar esses momentos o Pároco Pe. Celso Copetti, convidou  a todas as lideranças  a participarem de um Retiro Espiritual em Preparação para a Páscoa. Momento de dar graças pelos trabalhos realizados, rogar a Santíssima Trindade, primeira  comunidade que envie sobre as lideranças os dons do Espírito Santo e as tornem cada vez mais  b testemunhas do Evangelho na vida pessoal, na prática pastoral e na vida comunitária, assumindo com profecia e fraternidade a missão de batizados,  e reafirmando o compromisso de ser Sal da Terra e Luz do Mundo, conforme o Documento 105 da CNBB, “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”.

Na quinta-feira da Ceia e do Lava Pés, todas as comunidades repetiram  os acontecimentos narrados no Evangelho:  “Um cristão, se verdadeiramente se deixa lavar por  Cristo,  de fato se deixa despir do homem velho para caminhar em uma vida nova.”

As celebrações  terminam com a transladação do Santíssimo Sacramento para um lugar menor,  onde acontece a adoração da Eucaristia, momento de silencio e sobriedade. Os altares desnudos indicam  o recolhimento, que se transformará  em alegria na Vigília Pascal.

Na sexta-feira Santa as comunidades celebraram às 15 horas, conforme a tradição, o Beijo da Cruz e rezou por todos que  com Jesus carregam a cruz do desemprego, da falta de direitos, da perseguição , discriminação  e falta de atendimento digno pelas politicas públicas, conforme Campanha da Fraternidade desse ano.  Momento de muita reflexão e compromisso com os valores do Evangelho.

A Paróquia Cristo Bom Pastor realiza tradicionalmente  a  Encenação da Paixão de Cristo. Pessoas de todas as comunidades se unem para vivenciar a Via Crúcis e assim, fazer memória dos acontecimentos pelos quais fomos redimidos. A Celebração acontece no campo de futebol e reúne grande número de pessoas de todas as comunidades e regiões da arquidiocese.

O grande aprendizado desse momento é sem dúvida a unidade entre as comunidades em torno de Jesus Cristo. Meses antes todos se empenham em preparar esse bonito momento, cada um colocando seu tempo e seus dons à serviço da comunidade.

No  Sábado de Aleluia, o primeiro dia depois da crucificação e morte de Jesus Cristo é celebrada a Vigília Pascal. Tradicionalmente em nossas comunidades a celebração inicia-se fora da igreja, onde é acesa uma fogueira em que se acende o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a Luz de Cristo, que ilumina o mundo.

Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer “Deus é o princípio e o fim de tudo”.  A seguir, em procissão os fiéis vão para a igreja, onde acontece  a  noite do Aleluia,  afirmando:  “pode abrir o seu coração, romper as cordas vocais e dizer… Cristo ressuscitou! Aleluia’ Aleluia!”.

Nesse dia 06 comunidades da Paróquia Cristo Bom Pastor celebraram o Batismo, acolhendo  crianças da catequese que receberam o Sacramento. “No Tríduo Pascal  renova-se  nos batizados o significado de sua nova condição, que sempre o apóstolo Paulo expressa assim: “Se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas do alto […] e não … as da terra “(Col 3,1-3). Pelo Batismo, de fato, nós ressuscitamos com Jesus e morremos para as coisas e para a lógica do mundo; renascemos como novas criaturas: uma realidade que pede para se tornar realidade concreta dia após dia.”

A Paróquia Cristo Bom Pastor, em unidade, fraternidade e compromisso missionário, vivenciou ativamente o Tríduo Pascal, aprofundando cada vez mais no mistério de Cristo, morto e ressuscitado por nós. Em todos os momentos a presença materna e amorosa  da  Virgem Santíssima fortaleceu e acompanhou a caminhada das comunidades, indicando sempre que a Ressurreição deve continuar acontecendo a cada dia, na vivencia pessoal, social e comunitária. “Ela estava lá e recebeu em seu coração de Mãe a imensa alegria da ressurreição.”

Neste ano em unidade com a Congregação dos Josefinos de Murialdo celebramos o  Ano Murialdino,  São Leonardo  mostra o amor de Deus por nós:  “O calvário com Jesus crucificado: é cátedra que ensina as grandes verdades do amor de Deus para os homens e do amor dos homens para Deus.”

Na alegria do Ressuscitado a Paróquia Cristo Bom Pastor agradece imensamente a todos e todas que generosamente se dedicou a organizar e vivenciar santamente o Tríduo Pascal.

Leoni Alves Garcia- PASCOM Paroquial