25 anos das Oblatas de São José  “A riqueza e a atualidade do carisma e do espírito Josefino podem contribuir eficazmente na obra da evangelização da Igreja.”

No dia 11 de maio as Irmãs Oblatas de São José,  da Arquidiocese de Londrina, celebraram  o Jubileu de 25 anos da Congregação. A celebração  iniciou-se com Santa Missa     em agradecimento   pela caminhada  até aqui e em seguida os convidados   puderam confraternizar-se na alegria desse momento.

As Irmãs Oblatas reafirmaram o seu    compromisso para com   os mais pobres, os jovens  e  o resgate da dignidade da mulher. O carisma  Josefino é vivenciado cotidianamente na dedicação e serviço prestados junto as comunidades da Paróquia Cristo Bom Pastor, onde residem e mantém uma casa de retiro.

Um pouco da História:

São José Marello, fundador da Congregação dos Oblatos de São José, nutria no seu coração o desejo de ter o ramo feminino, com o mesmo espírito e propósitos semelhantes. A tentativa que ele fez não foi seguida por causa de sua nomeação, aos 44 anos, como Bispo de Acqui. Porém, esse desejo permaneceu nas aspirações dos primeiros Oblatos e acompanhou as gerações seguintes. Quiz a Providência que anos 80, os Superiores dos Oblatos de São Jose, iniciassem efetivamente, passando pelas Províncias, convidando e encorajando alguns padres Oblatos a iniciarem esta caminhada.

Padre Vito Calabreze, então Superior Geral, iniciou no Brasil, juntamente com o Padre Euripes Alves de Oliveira ( tio), a primeira comunidade, e nos anos seguintes nas diversas Provincias. Ele mesmo acompanhou muito de perto as novas comunidades, dizendo as primeiras candidatas, que seríamos as primeiras pedras da construção do Santuário de santidade, e que somos um novo broto na árvore que plantou São José Marello na Igreja.

Assim,as Oblatas de São José estão com pequenas comunidades, no Brasil, nas Ilhas Filippinas, no Peru, na Nigéria, e no México. Temos uma Irmã professa perpétua também americana e uma formanda de El Salvador, que estudam e trabalham na Itália.

O lema que poderia resumir bem o nosso carisma espiritual, seria: . Significa que o nosso apostolado nasce a partir desse relacionamento íntimo com Jesus através da oração, da vida comunitária, vivendo no ordinário da nossa vida, de forma extraordinária, ou seja, com zêlo, com amor as pequenas coisas. O nosso estilo de vida, a nossa espiritualidade, nos ensina São José, ou seja na simplicidade, na humildade, no escondimento, no silencio, e a partir daí, cuidar e viver os interesses de Jesus. Por isso, tudo aquilo que é interesse de Jesus, é também das Oblatas, com uma dedicação em particular aos mais pobres, aos jovens, e ao resgate da dignidade da mulher.

As Oblatas de São de José têm por finalidade principal a glória de Deus e a própria santificação. Inspirando-se no Carisma de São José Marello, pretendem reproduzir na própria vida e no apostolado o mistério de Cristo, como o viveu São José ao lado de Maria: na intimidade com Deus, na fé, na humildade, na vida simples e escondida do mundo, na laboriosidade, na ‘dedicação aos interesses de Jesus’.

Cuidar dos interesses de Jesus prestando   serviço à Igreja nas formas de apostolado que ‘de dia a dia a Providência indica’, com especial atenção às pessoas mais necessitadas e escolhendo, de preferência, as situações e os lugares mais necessitados. No seu apostolado, trabalhem, de preferência, em colaboração com os Oblatos de São José, aplicando-se em particular:

– à educação moral e religiosa da juventude, especialmente por meio da catequese;

– às formas de apostolado sugeridas pelos tempos e lugares, especialmente ao trabalho pastoral nas paróquias, nas escolas e nas missões, com particular atenção à promoção da mulher e ao serviço dos pobres, dos idosos e dos doentes.

– à difusão da devoção a São José, que propõem como Modelo e Patrono da Igreja e das famílias cristãs.

“Eis a nossa missão: fazer conhecer, fazer amar, fazer cumprir a doutrina de Jesus Cristo!  (São José Marello).

Irmã Deise Murakami