ANO MURIALDINO: 30 de março 2019 à 03 de maio de 2020

Lema: Murialdo nosso Companheiro de Viagem. São Paulo IV

A Comunidade São Leonardo Murialdo da Paróquia Cristo Bom Pastor está celebrando seu Padroeiro e em unidade com a Congregação dos Josefinos de Murialdo vivenciam um ano dedicado ao Santo amigo das crianças, jovens e trabalhadores.

A festa de São Leonardo Murialdo é celebrada no dia 18 de maio e esse ano tem ainda mais motivos para ser celebrada, pois teve inicio em 30 de março de 2019, o Ano Murialdino,  que recorda os 120 anos da morte de São Leonardo Murialdo e os 50 anos de sua canonização. É uma oportunidade para refletir sobre o caminho de santidade. Uma reflexão pessoal, comunitária, de congregação e da Família de Murialdo, convidando a todos a celebrar este tempo de oração e de reflexão. Oficialmente o ano teve  sua abertura em  Vila Bosch,  Buenos  Aires e a  conclusão acontecerá em 3 de maio de 2020 em  Turim, na Itália. Pe Tulio Locatelli,  Surperior geral da Congregação  durante encontro dos Josefinos de Murialdo convidou a todos a viverem santamente esse ano de graças.

“O Papa Francisco na exortação apostólica Alegrai-vos e Exultai, fala de santos “ao pé da porta”(n.6-9). Pessoas com fé, que vivem a vida no cotidiano de sua existência, que não ostentam sinais ou eventos extraordinários, que estão ao nosso lado e que quase não nos damos conta. Sua santidade se manifesta em pequenos e grandes sinais, normais na vida de todos: na procura de escolhas fundamentais, em conduzir a vida segundo a normalidade de cada dia, em aceitar o cotidiano também com os sofrimentos e dificuldades inerentes. Estas considerações do papa Francisco me recordam aquilo que escrevia don Eugênio Reffo, primeiro biógrafo de nosso santo: “Quando se fala da santidade do  Teólogo Murialdo, não significa dizer que viveu coisas extraordinárias, pelo contrário não há nada ou quase nada de extraordinário no sentido normal desta palavra em sua vida; mas a santidade dele se manifestou no seu viver ordinário com exatidão e perfeição, ao longo dos anos, manifestando deste modo algo de extraordinário. (Reffo, Vita, 1920, pp. 207-208).

Bom caminho a todos neste Ano  Murialdino.”

Um pouco da História:

São Leonardo Murialdo

Leonardo Murialdo nasceu em Turim (Itália), no dia 26 de outubro de 1828. Lá viveu praticamente toda sua vida e faleceu em 31 de março de 1900.

Após tornar-se órfão de pai, a mãe encaminha Leonardo e seu irmão, Ernesto para o Colégio de Savona, em Gênova, dirigido pelos Padres Escolópios.

De volta a Turim, estuda teologia e é ordenado sacerdote em 1851. De imediato põe-se a trabalhar junto aos primeiros oratórios entre os adolescentes pobres e marginalizados das periferias: no oratório do Anjo da Guarda, até 1857 e depois no oratório de São Luis, como diretor, de 1857 a 1865.

Uma série de iniciativas foram coordenadas por ele no sentido de criar uma rede de atenção aos jovens empobrecidos, sejam eles estudantes e trabalhadores. Desta forma, garantia ambiente cristãmente saudável a esta população. Depois de muita oração, incentivo e pesquisa, Murialdo, com forte apoio de Pe. Eugênio Reffo, funda no Artigianelli, a Congregação de São José, no dia 19 de março de 1873.

O fundamento de sua espiritualidade foi a profunda experiência do amor de Deus, feita por ele a partir de uma conturbada adolescência. Refletindo sobre ela, Murialdo deixa como herança a grande verdade que Deus ele nos ama por primeiro, pessoalmente, em cada instante, de modo infinito, terno e misericordioso.   Santamente faleceu em 30 de março de 1900.

Foi beatificado pelo papa Paulo VI em 03 de novembro de 1963. O mesmo papa o declarou santo em 03 de maio de 1970 como “Extraordinário no ordinário”.

CONGREGAÇÃO DE SÃO JOSÉ

Fundada por São Leonardo Murialdo no dia 19 de março de 1873, em Turim na Itália. Chamam-se “Josefinos”, porque a Família de Nazaré, em especial São José, é o modelo onde a Congregação busca suas inspirações originais; de Murialdo, porque o fundador foi São Leonardo Murialdo.

O seu carisma espiritual é propagar a verdade que “Deus nos ama com amor pessoal, atual, terno e, sobretudo, misericordioso”.

Seu empenho apostólico se endereça preferencialmente à educação e promoção de crianças, adolescentes e jovens pobres, órfãos e abandonados, dizemos hoje, em situação de vulnerabilidade pessoal e social, sendo para eles “amigo, irmão e pai”.

Sua atuação se faz em: paroquias, no campo da educação com escolas, obras sociais, centros educativos, centros de formação profissional, casas lar (abrigos) e oratórios. Voltam-se, sobretudo, para os bairros populares, periferias de centros urbanos, fazendo de suas obras e paróquias, centros de irradiação e animação da promoção humana, social e cristã. Atualmente a Congregação está presente: na Europa (Itália, Espanha, Albânia, Romênia); na América (Brasil, Argentina, Chile, Equador, Colômbia, Mexico e Estados Unidos); na África (Guiné Bissau, Serra Leoa, Gana e Nigéria); na Ásia (Índia).

JOSEFINOS NO BRASIL

Os primeiros religiosos chegaram ao Brasil, procedentes da Itália em 05 de janeiro de 1915. O seu destino foi Quinta em Rio Grande (RS), deslocando-se posteriormente para  Jaguarão (RS), Pelotas (RS) e, em 1928 para Ana Rech, Caxias do Sul (RS).

Na Arquidiocese de Londrina os Josefinos de Murialdo estão presentes na vida de muitas famílias, seguindo seu carisma e vivenciando  a confiança num Deus que ama. Estão na Escola Profissional e Social de Londrina  desde 1976, Teologado Josefino desde 1978, na  Paróquia Cristo Bom Pastor  desde 1985 e no Postulado Josefino – 2006, onde desenvolve um grande trabalho em favor da juventude e também a formação de jovens vocacionados.

Uma congregação renovada espiritualmente, apaixonada por um carisma que apaixona, internacional e intercultural, aberta aos leigos e dedicada especialmente ao jovens empobrecidos  e trabalhadores .

Fonte: Arquivos web

Leoni Alves Garcia PASCOM