Sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.

A Paróquia Cristo Bom Pastor realizou no último domingo dia 09 de junho retiro em preparação para o Sacramento do Crisma.

No dia em que a igreja celebra Pentecostes,  conversar com os adolescentes sobre a graça de receber o Sacramento do Crisma e permitir que o Espírito Santo faça florescer em suas vidas os dons que os guiarão no serviço a comunidade tornou esse momento ainda mais especial.

Crismar significa fazer um acordo com Deus. O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Crisma, pertence, juntamente com o batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Assim como neles, o Espírito Santo também desce em cada batizado que pede à Igreja esse dom [Espírito Santo]. Dessa forma, o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.

A Confirmação é o sacramento que completa o batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Paráclito, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica. (1)

O retiro teve inicio com uma reflexão promovida pelo seminarista Jean, seguida de uma participação da Pastoral da Juventude e do Coordenador do Decanato Luis Antonio. Catequizandos das diversas comunidades da paróquia bem como os catequistas  se fizeram presentes.

Pe Celso, Pe Esvildo, Pe Carlos e Pe Vilmar atenderam aos crismandos em confissão, assim o primeiro momento do retiro se fez num encontro pessoal consigo e com Deus Pai Misericordioso, que conforme afirma São Leonardo Murialdo nos ama com amor terno, pessoal, atual e misericordioso, acolhendo a cada um e cada uma na sua diversidade de pensamento, sem distinção.

Os coordenadores das comunidades colaboraram efetivamente para que o encontro acontecesse. “Agradecemos a todos e todas que não mediram esforços em construir esse retiro, organizando, cozinhando e doando alimentos, bolos e sobremesas. Deus lhes pague!” Afirmou Lucia coordenadora paroquial da catequese.

Contribuição de Lucia- Coordenadora Paroquial da Catequese

1-Fonte: https://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/o-que-e-a-crisma/