Conselho Pastoral Paroquial (CPP) Cristo Bom Pastor participa  de formação sobre a Iniciação a Vida Cristã. O encontro aconteceu na matriz e contou com a assessoria da Ir Angela. Coordenadores (as) e lideranças de todas as comunidades se fizeram presentes.

Irmã Angela abordou a metodologia e o caminho necessário para que a Iniciação a Vida Cristã seja uma vivencia individual, um encontro pessoal com Cristo, uma mudança de vida e de paradigma, porém esse caminho se dá comunitariamente, a comunidade é o local privilegiado desse seguimento, no qual todos são responsáveis pelo anuncio e vivencia do Evangelho, centro da vida cristã.  O processo  de Iniciação a Vida Cristã prepara para uma vida de compromisso social e comunitário, na qual os sacramentos são sinais da ação de Deus, não um fim em si mesmo e o exercício das disposições pastorais: PERSEVERANÇA, DOCILIDADE, SENSIBILIDADE, ESCOLHAS CORAJOSAS e PACIÊNCIA deverão ser fortalecidos por constante oração e comunhão comunitária, vivenciados numa liturgia bem preparada, encarnada na vivencia do povo, sem descuidar do essencial, conforme ressaltou Pe Celso Copetti.

A iniciação à vida cristã  parte da experiência do núcleo central da fé católica, por isso, adultos, jovens e crianças precisam ser iniciados no essencial da fé católica para encontrar as razões de vida, de fé, de seguimento de Jesus e de pertença a uma comunidade eclesial.  Essa comunhão deve estar refletida nas relações pessoais, na convivência social e em todas as dimensões da vida, inclusive econômica, social e política, fazendo-nos irmãos, filhos do mesmo Pai.

Muitas ainda são as dúvidas sobre esse processo, ficando evidenciado a necessidade de um aprofundamento sobre o tema, para que todas as comunidades caminhem no mesmo passo, fortalecendo a vivencia paroquial e favorecendo o crescimento de todos e todas que desejarem fazer parte dessa Igreja e desse modo de vivenciar a fé.

Pe  Celso Copetti agradeceu a presença de todos  afirmando: ” É preciso começar, ou todos nós decidimos pela Iniciação a Vida Cristã, ou não chegaremos a uma fé madura. Não será de uma hora para outra, mas precisamos caminhar. Hoje nos sentimos desafiados! Sentir-se desafiado é buscar um caminho.’

Fortalecidos na presença da Santíssima Trindade, exemplo de um Deus que por primeiro quis ser comunidade, os participantes do encontro saíram esperançados  de que   todo esse processo faça a Igreja mais próxima das famílias, com toda a diversidade e todas as mazelas desses tempos, sem medo de estar nas periferias geográficas e humanas, conforme afirma o Papa Francisco.

A Paróquia Cristo Bom Pastor se dispõe a  fazer realidade a Iniciação a Vida Cristã,  difundindo os valores do Evangelho, com centralidade na Palavra, na Liturgia e na Comunidade.

Veja as fotos:

[FAG id=2581]