Não há lugar mais tranquilo e seguro que o Coração de Jesus

Em unidade com todas as comunidades da Paróquia  Cristo Bom Pastor, a comunidade do Vila Romana celebrou solenemente seu  padroeiro, Sagrado Coração de Jesus, com missa campal e procissão.

A imagem do padroeiro caminhou pelas ruas do bairro acompanhada por uma grande quantidade de fiéis, enquanto meditava-se as 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus.

Famílias preparam altares em suas casas para honrar o Sagrado Coração de Jesus, alegremente acolheram os caminhantes e receberam uma benção especial.

Durante a homilia Pe Celso Copetti  exortou a todos e todas presentes a se aproximarem do Sagrado Coração de Jesus, a não ter medo desse amor e  ressaltou as características do Sagrado Coração de Jesus:  “No simbolismo da imagem aparece o coração fora do peito com uma cruz, testemunhando que Cristo ama a humanidade infinitamente. As chamas representam que o seu amor está vivo e atual. Os espinhos trazem a dor de Jesus pela nossa indiferença ao seu amor. Na lateral, se encontra uma ferida devido à lança do soldado romano, de onde jorra sangue e água, sinais visíveis da graça de Deus que atua na vida de cada um pelos sacramentos.

O Coração de Jesus nos quer amar ainda mais. Quer que vivamos em liberdade, e na leitura de hoje vimos que não há amor maior que dar a vida pelo irmão. Jesus se entrega para nos libertar. O amor misericordioso de Deus, a fonte inesgotável de graças, esse Cristo que com seu coração do lado de fora nos quer dizer que espera nosso amor e que acolhe o pecador, que vai onde está o que dele precisa, e a conduz a um lugar de paz e comunhão. Sem distinção ou discriminação. Perdoando sempre e mostrando o caminho reto e verdadeiro. Por Cristo somos libertados da escravidão do pecado. Que o Sagrado Coração de Jesus abençoe nossas comunidades para que possamos formar junto com esse Coração aberto de Cristo uma família, uma bela  e bem unida família.”

Ao final foram entregues as fitas aos novos membros do Apostolado da Oração, que fizeram um bonito compromisso de estar em unidade  e rezarem por todos os que mais precisam.

As zeladoras se comprometeram a honrar  fita, porque ela simboliza o amor de Cristo pela humanidade e também o compromisso  assumido  com Ele, de vivenciar uma  espiritualidade   baseada no oferecimento do dia, na vivência da Eucaristia, na devoção especial a Nossa Senhora, rezando diariamente o terço, e na invocação do Divino Espírito Santo, buscando a verdadeira  fonte de paz e de sabedoria eterna.

Um pouco da história

A primeira aparição do Sagrado Coração de Jesus aconteceu em 1673, para a Santa Margarida Maria Alacoque durante uma exposição ao Santíssimo Sacramento. Nas mais de duas revelações que Jesus a fez, o próprio Senhor pediu para que ela propagasse a devoção ao Sagrado Coração.

Na Igreja, a prática é feita todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, através de atos solenes que estimulam os fiéis a seguirem com sabedoria os ensinamentos de Cristo. Sua festa é comemorada todo o mês de junho e celebrada na primeira sexta-feira uma semana após a celebração de Corpus Christi.

Em uma outra aparição, Jesus deixou 12 promessas do seu Sagrado Coração para Santa Margarida, o que a tornou responsável pelo início da devoção.

Conheça agora as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque:

1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;

2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;

3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;

4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;

5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;

6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;

7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias

8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;

9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;

10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;

11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;

12ª Promessa: “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

“Que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus continue proporcionando a cada pessoa o alívio das dores, a certeza da paz, a alegria do amor, o incentivo para missão, a disposição para a caridade, o desejo de servir ao irmão. Muitas pessoas que vivem nas “periferias existenciais” encontram no Sagrado Coração de Jesus conforto, esperança e consolo.” Dom Geremias Steinmetz.

Leoni Alves Garcia- Pascom Paróquia Cristo Bom Pastor

Fotos José Carlos- Pascom Paróquia Cristo Bom Pastor