“É necessário aos agentes do Conselho Econômico uma mudança de mentalidade e abertura para o novo, sem descuidar dos valores do Evangelho”

O Conselho Econômico da Paróquia Cristo Bom Pastor reuniu-se no dia 08 de julho para orientações práticas de organização administrativa e  contábil. A reunião contou com a presença de Bruno Paz, administrador e Silvana Gava, do departamento contábil, ambos da Arquidiocese de Londrina, que apresentaram o diagnóstico organizacional enviado anteriormente e repassaram as orientações  ao novo pároco Pe Celso Copetti e aos membros do Conselho Econômico Paroquial. O Conselho Econômico Paroquial –CEP- é formado por cristãos católicos que colaboram com as atividades pastorais na administração da paróquia. O CEP tem os seguintes membros: presidente, que é o próprio pároco; coordenador, vice coordenador, secretário,  tesoureiro paroquial, os tesoureiros das   comunidades irmãs  e um representante do Conselho Paroquial de Pastoral. O conselho tem por objetivos planejar, orientar, dinamizar e dar andamento a todas as necessidades da paróquia na parte administrativa e na execução de obras de interesse comunitário. Essa reunião acontece a cada troca de pároco ou quando solicitada pela comunidade paroquial.

Bruno Paz apresentou alguns conceitos da administração, importantes para que a Igreja e as comunidades se firmem no contexto atual, no qual os recursos são poucos e as necessidades e responsabilidades  se intensificam, tornando necessário aos agentes do Conselho Econômico uma mudança de mentalidade e abertura para o novo, sem descuidar dos valores do Evangelho.

“Ser membro do Conselho Econômico é uma grande responsabilidade, quando vamos fazer algo, precisamos fazer bem, como nos ensina São Leonardo Murialdo: Fazer o Bem! Fazer Bem! Os bens da Igreja e o dinheiro que administramos é fruto do trabalho do povo e precisa ser valorizado”, afirmou Pe Celso Copetti.

O primeiro passo de uma boa administração é a disposição  para agir com responsabilidade, transparência e alegria. Não basta lamentar o que não foi feito, mas estar decidido em aceitar e implantar o que deve ser feito.  O CEP zela  pela instituição na obtenção de resultados consistentes, na transparência dos negócios e na garantia da correta aplicação dos recursos que, em última instância, pertencem à comunidade.

Silvana Gava orientou quanto ao correto preenchimento dos livros, a importância dos registros e da periodicidade das reuniões,  de fazer valer as decisões dos conselhos e registrar corretamente as movimentações financeiras,  de funcionários e serviços. Durante a reunião muitas dúvidas foram esclarecidas, deixando claro a disposição dos presentes em levar adiante a proposta de ser Igreja, em todas as suas dimensões.  O objetivo da Igreja como instrumento do Reino de Deus é a Evangelização e a Pastoral, que constituem a sua atividade fim, mas com que recursos e instrumentos ela vai realizá-la?  A busca concreta por esta resposta é a atividade meio. Assim, se faz imprescindível  o conhecimento, a organização metodológica e o  enquadramento legal para criar uma cultura administrativa eclesial moderna, transparente e dinâmica,  em  unidade,  na qual  todos se sintam incluídos e corresponsáveis.

A reunião fortaleceu a compreensão de que a Arquidiocese de Londrina vive um tempo novo e   o Conselho Econômico Paroquial precisa se empenhar em planejar, administrar e organizar os recursos e patrimônios com transparência e responsabilidade.

Que o Cristo Bom Pastor anime  os membros do CEP  a realizarem essa nobre missão e o Espírito Santo os dê sabedoria e discernimento na administração dos bens materiais em favor da Construção do Reino de Deus, objetivo maior dos cristãos.

Leoni Alves Garcia- PASCOM Paróquia Cristo Bom Pastor

Fontes: Reunião CEP, CNBB e arquivos web