“A Eucaristia nos torna fortes para dar frutos de boas obras para viver como cristãos” (Papa Francisco)

No último domingo (14 de julho) seis novos Ministros da Sagrada Comunhão receberam a missão de se tornarem anunciadores da misericórdia de Jesus, bem como de sua presença sacramental na Eucaristia. São eles: Almir Alves da Silva, Janaina Verginia Alves Lopes e Sidnei Herculano Lopes da comunidade São Leonardo Murialdo; Maria Silvéria de Melo Augusto da Comunidade Santa Isabel; Fatima Soares Rugia e Ana Lucia de Souza Pimentel da comunidade São José Operário.

O ato de investidura faz menção à purificação do indivíduo (aspersão de água benta no blazer do ministro e oração), momento de profissão de fé e juramento ao serviço ministerial eucarístico e o ato simbólico de vestir o blazer por um “padrinho”, que será sua testemunha.

Ser Ministro da Sagrada Comunhão é dizer sim ao chamado de Deus e se colocar a serviço da Igreja.

A Celebração Eucarística aconteceu nas Capelas São Leonardo Murialdo e São José Operário, sendo presidida pelo Pároco Pe. Celso Copetti. Após a homilia, o padre realizou o rito da investidura, ressaltando que os ministros devem ter compromisso na vida pastoral da comunidade que vão servir pois, muito mais do que distribuir a comunhão na missa, devem ir ao encontro daqueles que não podem participar das missas e celebrações mas que sentem a alegria de receber a presença real de Cristo na Sagrada Eucaristia. Mais que o serviço no altar, ser Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística é ser missionário evangelizador, e esta missão requer cuidado, responsabilidade e ardor missionário. “Sou grato a todos ministros e ministras que se dedicam a este chamado de levar Jesus aos que mais precisam” acrescentou o padre aos novos ministros.

A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã (cf. Lumen Gentium, 11), de tal forma que se pode afirmar que a Igreja vive da Eucaristia (cf. Ecclesia de Eucharistia, 1). Neste sentido, o serviço litúrgico dos ministros extraordinários da comunhão deve ser entendido como expressão do cuidado pastoral para promover a devoção ao mistério eucarístico. Junto com esse ministério eles também levam a Palavra e a presença da Igreja em tantas situações de doenças, velhice ou dificuldades de locomoção. Por isso esse ministério deve estar em íntima comunhão com a pastoral da saúde. Poder ser canal da graça de Deus e levar a Eucaristia aos enfermos é motivo de alegria. Ver a fé renovada após a comunhão de cada doente faz com que a nossa fé também aumente e se renove.

Tudo acaba se convergindo à Eucaristia e todo o verdadeiro discípulo acaba por se tornar um missionário, pois a Eucaristia é um impulso a levar a Boa Notícia de Jesus aos mais pobres, famintos e deserdados desta terra um impulso de amor e fraternidade que exige também a levar o anuncio do reino” (autor desconhecido).

A Eucaristia, recordava Murialdo, não é um rito a cumprir, mas um mistério a viver. O tabernáculo constituía para ele um centro de amor (cf. Mss., III, 518, 2), e dizia que para encontrar-se com Jesus, “se não estava no quarto, bastava procurá-lo na igreja” (Informatio, pág. 246).

Oração do Ministro da Eucaristia

“Senhor: A Igreja me confiou o Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão.  Constituiu-me servidor da comunidade, em Assembleia Litúrgica, que compartilha a mesa fraternal da Comunhão, na consolação dos enfermos, anciãos e impedidos para que se fortaleçam com o Pão da Vida.

Eu sei, Senhor, que é, em primeiro lugar, um serviço. Porém, intimamente, o descubro como uma honra: por meu intermédio, e através de minhas mãos, faço possível a comum-união de meus irmãos contigo, no Sacramento do teu Corpo e do teu Sangue.

Por isso, Senhor, consagro-te meus lábios que te anunciam, minhas mãos que te entregam; consagro-te meu ser, meu corpo e meu coração para ser tua testemunha leal.

Não quero, Senhor, que minha vida seja um obstáculo entre meus irmãos e Teu mistério.  Quero ser uma ponte, quero ser como duas mãos estendidas.

Peço Tua ajuda, de modo que eu seja um cristão de verdade, um cristão ansioso de Tua Palavra, uma pessoa de oração e de reflexão, um contemplativo de teus mistérios, um celebrante feliz de Teus sacramentos e um servidor humilde de todos os meus irmãos.

Que quando eu disser “o Corpo de Cristo”, eu desapareça e se veja teu rosto.  Amém.

São Mateus Moreira, padroeiro dos Ministros da Sagrada Comunhão, rogai por nós!

Vera Lucia da Silva- Pascom Paroquial