É preciso educar o coração!

Nos dias 04  a 09 de outubro  a Paróquia Cristo Bom Pastor teve a honra de contar com  a presença do Superior Geral dos Josefinos de Murialdo, Pe. Túlio Locatelli que está no Brasil para visita canônica. Ele permanece no Brasil até o dia 20 de outubro, quando embarca de volta para Roma. Durante este período, além de visitar todas as comunidades religiosas Josefinas, ele reunir-se-á com todos os diretores, párocos e ecônomos para alinhar as prioridades do Capítulo Geral que aconteceu no Equador, em 2018.

Mais do que um dever, é missão do superior geral ser elo de comunhão e animador do caminho de evangelização, a partir das decisões do Capítulo Geral da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo). A visita pastoral é, portanto, uma ação apostólica do superior geral, animando e conhecendo as comunidades religiosas e suas obras.

Durante a visita, Padre Túlio conversa com os religiosos, realiza encontros com leigos, celebra nas comunidades, encontra as lideranças, convive com as comunidades religiosas, conhece como a missão das obras Josefinas acontece na prática em um clima de acolhida e de autêntica fraternidade. Na Paróquia Cristo Bom Pastor o encontro se deu no  dia 05 de outubro  com a presença das  08 comunidades.

Para o pároco da paróquia Cristo Bom Pastor, Pe Celso Copetti, a presença do Pe Geral anima a Congregação e a comunidade, pois representa a figura do Fundador São Leonardo Murialdo, especialmente nessa ano jubilar: “Essa presença reafirma o carisma e a missão dos Josefinos de Murialdo, de estar ao lado dos mais empobrecidos, especialmente crianças e jovens e adolescentes.”

A visita tem significado especial para os leigos e leigas das comunidades murialdinas, que de acordo com Pe Tulio Locatelli desenvolvem trabalhos essenciais e indispensáveis para que o Amor Misericordioso de Deus alcance as pessoas onde e como elas estão, em seus trabalhos pastorais, com sua vida e testemunho.

Essa oportunidade de visita Apostólica  aproxima o Superior Geral da realidade brasileira, oportunizando que se  conheça  as comunidades com suas realidades, desafios e alegrias. É um momento especial de “difundir o amor de Deus às pessoas do Brasil”, onde a Congregação vem desenvolvendo grande trabalho em diversas comunidades, preparando adolescentes para o exercício de seus direitos, para o mundo do trabalho e para uma convivência familiar e comunitária, iluminados pelos ensinamentos de São Leonardo Murialdo: “É preciso educar o coração!”

 Pe Celso lembra que em meio a tantas desafios sociais e políticos, estar  com jovens e adolescentes, fortalecendo-os na busca por seus direitos, entre os quais o trabalho digno, os vínculos familiares e de pertença que são  afetados por um sistema excludente, compreende um ato profético, de amor e cuidado. “Nesse contexto o trabalho dos Josefinos de Murialdo promove um resgate, desde a auto-estima e a solidariedade, (cuidar de si mesmo e do outro), o convívio familiar e social, ( pertença e responsabilidades), inclusão social, (acesso aos mecanismos de garantia de direitos e capacitação para o mercado de trabalho) e a educação, sempre pautada na pedagogia do amor e do cuidado, educando o coração.”

Em sua conversa com as comunidades Pe Tulio Locatelli falou sobre a vida de São Leonardo Murialdo,  doada em favor de crianças,  adolescentes, jovens e trabalhadores na busca de seus direitos, os desafios e graças por ele vivenciados e os frutos que hoje são colhidos em muitos lugares, através das obras e  da atuação da família murialdina.

Sobre o trabalho desenvolvido com os jovens afirmou: “ Precisamos olhar os jovens não como excluídos, mas como esperança. Murialdo dizia que somos educadores e educamos o coração dos jovens, pois eles são o coração da sociedade. Assim se constrói uma sociedade mais justa e fraterna.  SER PAI, AMIGO, IRMÃO.

-SER AMIGO: que está sempre próximo

-SER IRMÃO: que constrói comunhão, pontes e não muros, somos filhos do mesmo Pai, rezamos o mesmo Pai Nosso. Construir e ser família.

-SER PAI: como adultos temos uma responsabilidade a mais. Oferecer possibilidades às crianças e jovens de serem bons cristãos e bons cidadãos, pela experiência de um Deus que é amor,  a exemplo de Murialdo.

Questionado sobre o contexto atual e os desafios de alcançar o coração e o interesse da juventude, Pe Tulio apresentou a experiência de Murialdo, de que “Deus é amor: infinito, pessoal, eterno e misericordioso, compassivo e atual. Esse amor é o caminho! Um amor cuidadoso que não se pauta em milagres, mas em viver cada dia como uma oferenda a Deus e aos outros, integralmente.”

Também foi levantado a questão de que  os jovens buscam valores e sentido para a vida, muitas vezes desanimando diante das situações de privação e violência a que são expostos. “ Cada jovem deve trazer o coração repleto do desejo de ser feliz! E deve encontrar em nós apoio para realizar esse desejo! É humano e cristão, Deus deseja que sejamos felizes. Por outro lado se pode ser feliz quando falta comida, trabalho, família, moradia? O grande desejo e o maior  desafio é que esse coração nunca se esvazie. Como família precisamos  fazer juntos esse caminho do cuidado. Juntos podemos dar ao mundo uma pequena mas significativa resposta vivendo em comunhão.”

As comunidades agradeceram as contribuições  apresentadas pelo Pe Geral dos Josefinos de Murialdo que com sua presença fraterna  reacendeu o desejo de vivenciar cada vez mais o carisma murialdino na Paróquia, estando a serviço dos mais  necessitados, em especial crianças e jovens.

Após esse momento todos o presentes se deslocaram até o salão paroquial e cada comunidade apresentou seus trabalhos  pastorais numa agradável e descontraída conversa, seguida de uma confraternização.

Em nome da Paróquia Cristo Bom Pastor agradecemos a todos que organizaram e participaram desse momento,  desejamos ao Pe Tulio Locatelli uma abençoada visita apostólica e que sempre se lembre de nossas comunidades em suas orações. Daqui rezaremos por ele e por toda a família de Murialdo, confiando que “estamos nas mãos de Deus, estamos em boas maõs”!

Por Leoni Alves Garcia- PASCOM

Fotos: Sidnei  PASCOM