“Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.

Este é o objetivo central da Campanha da Fraternidade deste ano, que traz como tema:  “Fraternidade e vida: dom e compromisso”

Tem como inspiração a Santa Dulce dos Pobres e na iluminação bíblica a figura do bom samaritano que se faz próximo daquele que, maltratado, foi deixado quase morto à beira do caminho.  “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. (Lc 10,33-34)

Sob assessoria do Pe. Danilo Pena, foi realizado neste domingo (2/2), dia de Nossa Senhora da Luz e Apresentação do Senhor, a formação para Campanha da Fraternidade 2020, que nos apresenta o sentido da vida proposto por Jesus nos Evangelhos; recordar a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas, sendo este, um grande convite para exercer a empatia e enxergar o Cristo no outro.

“Não se pode viver a vida passando ao largo das dores dos irmãos e irmãs”, diz um trecho do texto base.

O assessor destacou a lista dos rostos de pobres que continua crescendo e se mantendo na invisibilidade, com a exclusão e o descarte das pessoas, e nos provoca: Qual será o nosso olhar?  Aquele que vê e passa adiante como o Sacerdote e Levita ou aquele que vê e permanece como o Samaritano? Lembrando que diante destes olhares está uma vida em perigo.  A CF nos convida a conhecer olhares de fraternidade e atitudes de escuta.

Neste mundo tão acelerado, é preciso ter a coragem da fé, que é capaz de parar, de interromper a rotina, para cuidar. A vida é essencialmente samaritana. (TB – 163) “Não basta aproximar de qualquer modo. É preciso descer da montaria e oferecê-la a quem está caído a beira do caminho e precisa ser conduzido à hospedaria” (TB N 164)

Agir como o bom samaritano supõe um novo aprendizado: empregar nossos melhores recursos, humanos, materiais e espirituais, para que aqueles que estão desfigurados pela dor possam reencontrar, com o auxílio da fraternidade, a dignidade da vida: “Cuida dele, e o que gastares a mais, eu o pagarei quando eu voltar.” (Lc 10,35).

Com a Campanha da fraternidade, somos convidados a proclamar em todo país que a vida, Dom e Compromisso, é essencialmente samaritana!

Convertidos pela Palavra de vida e salvação, somos convocados a testemunhar e estimular a solidariedade; fortalecer a revolução do cuidado, da ternura e da fraternidade como testemunho de vida dos discípulos missionários, daquele que oferece vida em plenitude.

A missão evangelizadora brota de um coração capaz de cuidar e de ser cuidado

Permita o Bom Deus que cada pessoa, cada grupo pastoral, movimento, associação, Igreja Particular e o Brasil inteiro, motivados pela Campanha da Fraternidade, possam ver fortalecida a revolução do cuidado, do zelo, da preocupação mútua e, portanto, da fraternidade.

“Para a eficácia da Campanha da Fraternidade, antes de mais nada, é preciso acreditar nela.

E para acreditar nela, é indispensável imbuir-se de sua mística,  de sua espiritualidade e dos seus métodos.

O estudo atento e equilibrado do documento base será o ponto de partida para a dinamização da campanha. ”

(Dom Aloísio Lorscheider – 1971)

Por Vera Lucia Silva- Pascom Paróquia Cristo Bom Pastor