A Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, tem uma longa caminhada na Igreja, tendo como carisma propagar o amor misericordioso de Deus para cada um de nós e de modo muito especial zelar pelas crianças, adolescentes e jovens, sendo para eles amigo, irmão e pai.

Sentir o chamado de Deus é algo que requer muita atenção, percebendo em qual vocação da Igreja eu devo responder a esse chamado seja ele, como Padre, como religioso ou religiosa, como leigo ou leiga, no matrimônio, enfim Deus nos oferece por meio de sua Igreja muitas formas de dar essa resposta.

A nossa amada congregação se alegra em poder ajudar a jovens a responderem o chamado de Deus. Isso se dá dentro de uma família religiosa ou mesmo em uma diocese com um processo formativo que requer abertura do vocacionado e sinceridade na caminhada para com Deus e para aqueles que o acolheram.

Os josefinos de Murialdo tem um processo formativo dinâmico e atento as necessidades de cada tempo. Em Londrina  temos duas casas formativas: o postulado e a teologia, cada uma com sua especificidade formativa.

Falemos um pouco sobre o postulado, onde graças ao Bom Deus, sempre há jovens querendo fazer uma caminhada conosco. O Postulado é uma etapa essencial para que tanto o vocacionado conheça a congregação, bem  como para que a congregação conheça esse vocacionado. É um período de discernimento, onde o vocacionado chamado de postulante, postula, isto é, pede para entrar em nossa família religiosa, e assim ao término desta etapa parte para o noviciado onde ele fará um ano se preparando para professar os votos de pobreza, castidade e obediência pertencendo a uma congregação, a nossa querida família josefinos de Murialdo.

Esse ano temos a graça de acolher dois novos postulantes que farão a sua entrada oficial no dia 09 de maio deste ano. José Wison Machado Júnior, 19 anos, natural da cidade satélite de Planaltina em Brasília, Distrito Federal. Conheceu a congregação por meio de um dos nossos padres em uma semana missionária que acontecia em sua Paróquia de origem, Nossa Senhora de Nazaré em Brasília, que o convidou a conhecer mais de perto a nossa congregação, sendo assim no ano de 2019 fez sua experiência vocacional na comunidade dos josefinos em Planaltina na Paróquia Santa Rita de Cássia. Ao entrar como postulante o vocacionado José Wilson espera “aprofundar-se mais no discernimento vocacional, conhecer melhor a congregação, São Leonardo Murialdo e buscar sempre ser um bom cristão”.

Rennan Eduardo da Silva Dias, 20 anos, da cidade do Rio de Janeiro. Esse jovem iniciou sua história vocacional em sua paróquia de São Jorge, comunidade dos josefinos de Murialdo. Ali ele começou a fazer parte da comunidade, discernindo sobre seu processo e amadurecendo na resposta, após alguns anos de caminhada eclesial decidiu conhecer mais de perto a congregação após o convite de um dos nossos padre deseja entrar no postulado porque “quer conhecer melhor o carisma de Murialdo e no futuro ser um bom padre nessa congregação”. Rezemos por esses jovens e peçamos que o Nosso Bom Deus suscite santas e novas vocações para a nossa Igreja.

FR. ELVES BESSA

Província do Brasil