Meditação dos Mistérios Gloriosos 

Sejam bem vindos todos e todas, queremos convidá-los a rezar e meditar conosco estes mistérios gloriosos. São mistérios relacionados à glorificação de Nosso Senhor Jesus Cristo e de Nossa Senhora, que são modelos e sinais de esperança para todos nós.

Estamos lembrando, neste ano, os 120 anos da morte de Murialdo e os 50 anos de sua canonização. Neste Santo Terço vamos consagrar todas as famílias a São Leonardo Murialdo, “Nosso Companheiro de Viagem”.

Coloque o nome de sua família nos comentários e rezemos juntos.

Iniciamos nosso encontro com o sinal de nossa fé: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!

Iniciar com um canto de Maria

Oferecimento:

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos também em reparação aos Corações de Jesus e Maria, nas intenções do Papa Francisco e por toda a Igreja, pela santificação do clero e das famílias, pelas vocações sacerdotais, religiosas, missionárias e leigas, pela Paz no mundo, e pelas famílias do mundo inteiro.

Creio em Deus Pai…

Pai nosso

3 aves Marias

No primeiro mistério glorioso, contemplamos a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Meditação: “Nestes dias em que celebramos a alegria pascal que brota da certeza de que Cristo ressuscitou e permanece para sempre vivo e presente no mundo, a pergunta que os anjos fizeram às mulheres no sepulcro, também se dirige a nós:

«Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo?» De fato, às vezes, podemos nos fechar em várias formas de egoísmo, seduzidos pelas coisas deste mundo, deixando de lado Deus e o próximo (…). Não podemos procurar entre os mortos aquele que está vivo! Por isso, é preciso maravilhar-se novamente com Cristo ressuscitado, para poder sair dos nossos espaços de tristeza e abrir-nos à esperança que remove as pedras dos sepulcros e nos dá coragem para anunciar pelo mundo afora o Evangelho da vida” (Papa Francisco).

Atento aos sinais de seu tempo, Murialdo se dedicou com muito amor e criatividade à educação dos jovens pobres e operários. Não basta ensinar uma profissão, é preciso educar o coração.

Visar o coração dos jovens era sua característica; proporcionar uma educação integral, partindo do mais profundo do ser de cada um, é o que procurava fazer acontecer em suas Obras.

Pai nosso… Aves Marias… Glória ao Pai… Oh meu Jesus…     São Leonardo Murialdo, nosso Companheiro de Viagem, Rogai por nós!

No segundo mistério glorioso, contemplamos a Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo ao Céu.

Meditação: A atitude dos discípulos depois da Ascenção mostra em que consiste a Páscoa. É, como diz o Papa Francisco, “um tempo de valentia e de alegria! Não pode haver cristãos cabisbaixos. Anunciemos, sem complexos, que Cristo nos salvou!”. Confiando na promessa do Senhor, os cristãos esperam com gozo o envio do Espírito Santo.

Murialdo faz a experiência do sofrimento em vários momentos da sua vida, mas, com a esperança enraizada na fé, transformou essa experiência em caridade fraterna, comungando com o sofrimento dos irmãos, em compromisso e concretização de obras que não só aliviassem o sofrimento, mas que dessem perspectivas de vida mais humana e digna.

Pai nosso… Aves Marias… Glória ao Pai… Oh meu Jesus…     São Leonardo Murialdo, nosso Companheiro de Viagem, Rogai por nós!

No terceiro mistério glorioso, contemplamos a Vinda do Espírito Santo sobre a Virgem Santíssima e os Apóstolos – Pentecostes.

Meditação: O envio do Espírito Santo causa uma mudança radical nos primeiros cristãos. Os que outrora abandonaram o Senhor e até o negaram por medo dos judeus, agora estão dispostos a dar a própria vida no anúncio do Evangelho. A cooperação com a graça faz deles homens e mulheres novos, que levam a sério seu chamado à santidade. Peçamos ao Senhor a graça de responder ao nosso chamado à santidade.

A doação total de Murialdo como sacerdote está em deixar-se envolver pelo Espírito Santo e deixar-se conduzir por ele. Assim, Murialdo pode dizer: Estamos nas mãos de Deus, estamos em boas mãos! O testemunho de Murialdo como santo de esperança nos dá exemplo para vivermos os desafios atuais da pandemia e da crise econômica com a força do ser cristão.

Pai nosso… Aves Marias… Glória ao Pai… Oh meu Jesus…     São Leonardo Murialdo, nosso Companheiro de Viagem, Rogai por nós!

No quarto mistério glorioso, contemplamos a Gloriosa Assunção da Virgem Maria ao Céu.

Meditação: Entre todos os santos e santas do Céu resplende com brilho singular Aquela que é a Mãe do Senhor Jesus. Ela é a Arca da Nova Aliança, porque acolheu em seu ventre puríssimo o Nosso Salvador e por isso seu corpo não podia conhecer a corrupção. Depois de Jesus, é com Maria que a humanidade reconciliada entra no Céu, tal como a pensou o Criador, em corpo, alma e espírito.

Murialdo vive um caminho de santidade depois que experimentou o grande amor de Deus para com ele, manifestado na misericórdia, no perdão dos erros que ele pensava ter cometido. Ele encontrava motivações para viver a santidade a partir do batismo, e como cristão assumiu as práticas de Jesus, dedicando-se a educação dos jovens mais pobres e abandonados de sua cidade.

Pai nosso… Aves Marias… Glória ao Pai… Oh meu Jesus…     São Leonardo Murialdo, nosso Companheiro de Viagem, Rogai por nós!

No quinto mistério glorioso, contemplamos a Coroação de Nossa Senhora como Rainha dos Céus e da Terra.

Meditação: Santa Maria é a Mulher prometida do Gênesis, que esmagaria a serpente do mal. Ela é a Mulher de Caná, que alenta seu Filho em sua missão e também a do Gólgota, lugar no qual se explicita a sua maternidade espiritual. Ela é finalmente a Mulher do Apocalipse, vestida de sol e coroada com estrelas, gemendo ainda por dores de parto até que todos nós, seus filhos e filhas, sejamos totalmente configurados com Cristo. O tempo da Páscoa nos alenta a cooperar com Ela nesta missão, fazendo apostolado com alegria e coragem.

Só podemos concluir dirigindo-nos a Maria Santíssima, tão amada e venerada por Leonardo Murialdo, que a Ela recorria como à Medianeira Universal de todas as graças. Nas suas cartas voltava continuamente ao pensamento de Maria, nelas demonstrava a reza do Terço, confiava a seus Filhos a difusão da devoção à Virgem Santíssima e afirmava: “Se é que se quer fazer um pouco de bem aos jovens, é preciso infundir-lhes o amor a Maria”.

Pai nosso… Aves Marias… Glória ao Pai… Oh meu Jesus…     São Leonardo Murialdo, nosso Companheiro de Viagem, Rogai por nós!

 

Salve Rainha

Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que recebemos todos os dias de vossas mãos liberais, dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais vos alegrar vos saudamos com uma Salve-Rainha:

Salve Rainha! Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, Salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. O clemente, ó piedosa, ó doce, sempre Virgem Maria.


Rogai por nós Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

CONSAGRAÇÃO

Neste momento, queremos consagrar a Maria, todas as famílias de nossas comunidades. Pedindo à Mãe de Deus e nossa que cuide de cada um de nós, especialmente neste período que estamos vivendo de pandemia. Que ela nos envolva com seu abraço maternal, e nos encoraje a viver e testemunhar o Evangelho.

Canto: Ó, Minha Senhora e também minha mãe/ Eu me ofereço, inteiramente todo a vós./ E em prova da minha devoção/ Eu hoje vos dou meu coração.

Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca. / Tudo o que sou, desejo que a vós pertença. / Incomparável mãe, guardai-me e defendei-me,

Como filho(a) e propriedade vossa, Amém

Como filho(a) e propriedade vossa, Amém.

Finalizar com um canto animado de Murialdo: