3º Dia do TRÍDUO EM PREPARAÇÃO DA FESTA DE SÃO LEONARDO MURIALDO

Tema: Espiritualidade de Murialdo: Pecado, Perdão, Abandono e Misericórdia… 

 AMBIENTE: Preparar o espaço festivo da celebração com a imagem de São Leonardo Murialdo em destaque. Pode-se deixar em evidência o banner do Ano Murialdino, vela acesa, flores, Bíblia Sagrada e outros objetos que falam da vida. 

Comentarista: – Neste segundo encontro de oração do tríduo em preparação à Festa de São Leonardo Murialdo, agradecidos ao Senhor, façamos memória da espiritualidade herdada, vivida, ensinada e deixada por Murialdo.

Canto inicial: à escolha.

Sacerdote ou ministro(a): – Iniciemos pedindo a proteção da Trindade Santa: Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo.

Todos: – Amém.

Sacerdote ou ministro(a): – A graça, a paz, o amor imenso e misericordioso de Deus esteja convosco.

Todos: – Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.   ATO PENITENCIAL

OREMOS:

1ª LEITURA: 1 João 4, 7-13 e 19-21

Comentarista: – Amemo-nos uns aos outros, este é o caminho para o reconhecimento do Cristo ressuscitado. “Pense em Deus em tudo o que você fizer”, “deixe que o Senhor sempre seja a motivação para tudo o que você faz”, “busque em primeiro lugar o reino de Deus”. Se buscarmos a vontade de Deus em tudo o que fizermos, o Senhor nos permitirá reconhecer Sua direção, ainda que não de imediato.

Sacerdote ou ministro(a): – Reconheçamos a Espiritualidade de Murialdo herdada, vivida e ensinada.

Leitor 01 – Murialdo fez a descoberta da misericórdia de Deus, depois da crise juvenil, em Savona. Foi o centro ao redor da qual progressivamente cresceu a unificação interior de toda sua existência. Pecado e perdão, abandono e misericórdia marcaram, dali em diante, toda a sua vida de modo crescente e cada vez mais profundo.

Leitor 02 – Ele experimentou a “acolhida verdadeiramente paterna” de um “Deus infinitamente bom, infinitamente misericordioso” (Testamento Espiritual, p. 125 e p. 149) e esta comovida experiência de perdão e de amor de Deus se prolongou na maravilha de ser chamado à vida sacerdotal e religiosa.

Leitor 03 – A experiência da misericórdia de Deus tornou-se o núcleo central de sua espiritualidade. Consciente de ser continuamente amado por Deus, de modo infinito, terno e, sobretudo, misericordioso, Murialdo se empenhou com todas as forças em responder ao amor “infinito” de Deus, com um amor “infinito”, isto é, com todo o seu ser.  É esta a tendência espiritual que o acompanhou por toda a vida e que concretizou com o abandono filial à Providência do Pai, na docilidade à sua vontade, numa intensa oração, na penitência e na caridade operosa.

Sacerdote ou ministro(a): –  Murialdo não só deixou uma herança espiritual para nós, mas,  também recebeu uma Herança. É possível identificar na sua vida, qual a herança herdada ou ensinada por Murialdo, na qual você é interpelado(a) a testemunhar às outras pessoas? (Reflita e Partilhe )

Comentarista: – Canto de Murialdo ou outro à escolha

Sacerdote ou ministro(a): – Murialdo teve como base em sua espiritualidade as virtudes características do Amor Atual, Pessoal, Terno, Infinito e Misericordioso. Busquemos na Palavra de Deus o fortalecimento destas características. (Após a leitura de cada característica, façamos uma breve pausa para interiorização).

TERNO

L1: – Senhor, tu me sondas e me conheces.

T:Sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto.

L2: – De longe penetrais meus pensamentos.

T:Quando ando e quando repouso, vós me vedes, observais todos os meus passos.

L1: – Vós me cercais por trás e pela frente, e estendeis sobre mim a vossa mão.

T:Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo, vós me tecestes no seio de minha mãe.

L2: – Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso

T:Perscrutai-me, Senhor, para conhecer meu coração; provai-me e conhecei meus pensamentos.

 L1: – Vede se ando por caminhos do mal, e conduzi-me pelo caminho da eternidade”.

PESSOAL

L1: – “Antes que fosse formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações” (Jr 1,4)                                                                       L2: – “Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados.” (I João 4,10

L1: – “Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós”. (Rm 5,8)

L2: – “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos”. (Jo 15,13)

L1: –  “Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor”. (Jo 15,9)

L2: – “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei”.(Mt 11,28)

L1: – “Eu estabeleço minha aliança com vocês e com seus descendentes”. (Gn 9, 8)

ATUAL

L1: – “Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele”. (1 João 4,16)

T –Louvai o Deus do céu, porque sua misericórdia é eterna”. (Sl. 136,26)

L2 – “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor”. (1Cr 13,4-5)

T – “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?” (Rm 8,35

INFINITO

L1- “Mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”. (Ex 20,6

L2 – “Com amor eterno te amei”. (Jr 31,3)

L1 – “Deem graças ao Deus dos céus. O seu amor dura para sempre!”. (Sl 136, 26)

L2 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3, 16)

L1 – Pois o Senhor, o seu Deus, é Deus misericordioso; ele não os abandonará, nem os destruirá, nem se esquecerá da aliança que com juramento fez com os seus antepassados. (Dt 4,31

MISERICORDIOSO

L 1 – “Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade”. (Sl 86,15)

T – “Portanto, sejam misericordiosos, assim como o vosso Pai também é misericordioso”. (Lc 6,36)

L2 – “Ide, porém, e aprendei o que significa: Eu quero a Misericórdia e não o sacrifício. Porque eu não vim para chamar justos, e sim os pecadores”. (Mt 9,13)

T – “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”.(Mt 5,7)

L1 – “Carregai os fardos uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo”. (Gl 6, 2)

T – “Portanto, como os eleitos de Deus, santos e amados, vesti-vos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando uns aos outros, e perdoando uns aos outros, se alguém tem queixa contra outro; Assim como Cristo vos perdoou, assim também vós haveis de fazer. Mas acima de tudo, estas coisas se revestiram do amor, que é o vínculo da perfeição”. (Cl 3,12-14)

L2 – “Toda a amargura, e cólera, raiva, gritaria, e blasfêmias seja colocado longe de você, com toda a malícia. E sejam bondosos uns para com os outros, misericordiosos, perdoando uns aos outros, assim como Deus em Cristo vos perdoou”. (Ef 4,31-32)

T – “Finalmente, todos vocês sejam de uma mesma mente, tendo compaixão um pelo outro; Amém como irmãos, sejam afetuosos, sejam corteses; Não devolvendo o mal para o mal, nem injúria por injúria, mas, pelo contrário, bendizendo, sabendo que foste chamado a isso, para que possas herdar uma bênção”.  (1Pd 3,8-9)

L1 – “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham”.( Mc 10)

T – “O Pai celeste, não quer que nenhum desses pequeninos se perca”.(Mt 18, 14)

Canto de Aclamação:

EVANGELHO DO DIA (sábado) – HOMILIA

 Sacerdote ou ministro(a):  -Façamos nossos pedidos. Como resposta, cantemos. (Preces espontâneas)

– //Ó Murialdo rogai por nós, intercedei a Deus por nós. //

Para o Papa e todos os Bispos para que, fiéis ao ministério apostólico, guiem com caridade e solicitude o povo de Deus.  ( R.)

Para a nossa Congregação para que, seguindo o carisma de São Leonardo Murialdo, seja para todos os jovens, sinal do amor que Deus tem para cada um deles.             ( R.)

Para que sejam numerosos os jovens que respondam ao convite de Jesus a dedicar a sua vida ao serviço de todos.  ( R.)

Para todos nós para que, fortalecidos pela certeza do amor de Deus  vivamos no meio dos desafios e dificuldades da vida, com sereno abandono à sua vontade.     ( R.)

Padre: – Rezemos agradecidos a Deus, porque colocou em nosso caminho São Leonardo como pai, mestre e modelo de vida evangélica, pessoa de Espiritualidade grandiosa. Rezemos juntos a oração do Ano Murialdino.

Oração do Ano Murialdino

São Leonardo, nosso fundador e pai, que fizeste de tua vida um cântico ….