Tema: MURIALDO – TESTEMUNHO DE ESPERANÇA, HOJE

 

AMBIENTE: Preparar o espaço festivo da celebração com a imagem de São Leonardo Murialdo em destaque. Pode-se deixar em evidência o banner do Ano Murialdino, vela acesa, flores, Bíblia Sagrada e outros objetos que falam da vida. 

Comentarista: – Nossa saudação em comunhão com a Família de Murialdo, no caminhar iluminado por Jesus Cristo e pelo testemunho de São Leonardo Murialdo, que nos incentiva a viver e agir, conforme o amor misericordioso de Deus. Que nosso terceiro encontro em preparação à Festa de São Leonardo Murialdo seja fonte de paz, luz e inspiração para seguirmos a caminhada, com serenidade.

Sacerdote ou ministro(a): – Iniciemos pedindo a proteção da Trindade: Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo.

Todos: – Amém.

Sacerdote ou ministro(a): – A graça, a paz e o amor misericordioso, atual, pessoal, terno, infinito e misericordioso de Deus esteja convosco.

Todos: – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

ATO PENITENCIAL: PADRE: Em nosso mundo hoje, muitas vezes semeamos ciúme, inveja, competição, discriminação, intolerância, vícios, fome, doenças, e esquecemos de semear a fé, a caridade e a esperança, de sermos pessoas otimistas e confiantes em Deus. Peçamos perdão de nossos pecados cantando.

 

1ª LEITURA: do dia                       SALMO: do dia             2ª LEITURA: do dia         EVANGELHO: do dia

REFLEXÃO:

Padre: Conforme nos aproximamos de Pentecostes, a liturgia vai nos preparando para a recepção do dom do Espírito Santo. “Não vos deixarei órfãos” (Jo 14,18). Foi-nos dado um Pai: Deus, o Pai de Jesus; e foi-nos dado uma mãe: a Igreja. Todo aquele  que acolhe o Espírito Santo que foi entregue aos apóstolos (At 8,15), torna-se apto a defender a fé que recebeu (1Pd 3,15) numa consciência boa (1 Pd 3,16), inclusive em meio a perseguições e sofrimentos. Isso S. L. Murialdo fez em seu tempo. Isso fazemos nós hoje.

Leitor 1: – A realidade que estamos vivendo, convida-nos a uma profunda reflexão e revisão de nossa vida, à luz dos ensinamentos de Jesus Cristo e do exemplo de São Leonardo Murialdo. A pandemia nos coloca em frente ao sofrimento e ao limite de vida, na experiência da finitude. Isso nos remete para o essencial e para os valores que, talvez, não estávamos dando atenção. A nossa concentração estava centrada demais para o fazer. Agora, é oportunidade para valorizarmos mais o cuidado com a vida, o valor da família, dos amigos, a prática da solidariedade, a comunhão com o sofrimento da humanidade, mas, também de uma prática religiosa mais coerente enquanto cristãos.

Leitor 2: – Na Quaresma, as leituras bíblicas, destinadas a este tempo, foram, mais do que nunca, sentidas como respostas para o momento atual, talvez em anos anteriores não nos falassem tanto. Ah, como foi forte acompanhar o Papa Francisco fazendo a adoração na vazia Basílica de São Pedro. Quantos se comoveram com este ato. O olhar para cruz nos faz implorar para a humanidade fragilizada, onde a ciência ainda não tem respostas certas para o vírus e o avanço tecnológico está sendo incapaz de dar conta… A pandemia começou na China, embora com seus grandes progressos, desafiou a Europa e vemos perplexos, o que está acontecendo nos Estados Unidos, a maior potência mundial, onde as vitimas superam todos os demais países atingidos pela pandemia. O vírus está espalhado e fazendo vítimas pelo mundo afora. Onde está o poder das poderosas armas atômicas? Para que serve esse arsenal, tão dispendioso, diante dessa realidade?

Leitor 3: – A vida de Murialdo se caracteriza por uma profunda experiência do amor misericordioso de Deus. Dessa vivência nasce o compromisso em defesa da vida humana, especialmente dos jovens mais vulneráveis. A raiz dessa experiência nasce do dom da fé, cultivado por ele, como atenção aos sinais de Deus. Quem tem fé, confia. Portanto, espera em Deus. Conforme nos diz o Catecismo da Igreja: colocar nossa esperança nas promessas de Cristo, apoiando-nos não em nossas forças, mas no socorro da graça do Espírito Santo (CC 1817). Ainda, a esperança protege contra o desânimo, dá alento em todo o esmorecimento: o impulso da esperança preserva do egoísmo e conduz à felicidade. As Bem-aventuranças remetem à esperança cristã (Mt 5, 1-12) e nos faz alegrar, mesmo nas tribulações (Rm, 12,12), porque nosso sofrimento é resinificado pela  cruz, onde brilha a luz da ressurreição. O sentido do sofrimento para o cristão, não para na dor, mas transcende. São Paulo nos exorta a esperar contra toda a esperança (Rm 4,18), isso é, quando tudo parece desabar, devemos nos manter firmes na esperança, porque Jesus Cristo é a nossa força: Eu vos deixo a paz (…) não fiquem perturbados e não tenham medo (Jo 27, 14).

Leitor 1: – Murialdo faz a experiência do sofrimento em vários momentos da sua vida, mas, com a esperança enraizada na fé, transformou essa experiência em caridade fraterna, comungando com o sofrimento dos irmãos, em compromisso e concretização de obras que não só aliviassem o sofrimento, mas que dessem perspectivas de vida mais humana e digna.

Leitor 2: – A resposta vocacional de Murialdo ao sacerdócio foi permeada de esperança cristã, no olhar para além daquilo que convinha como mais atrativo perante a avaliação do mundo, no sentido financeiro e de honras, pois pertencia a uma família abastada. Essa liberdade de desprendimento fez com que Murialdo, de rico tornar-se pobre, porque seu olhar foi além do pragmático. Murialdo mantém o olhar de esperança ao comprometer-se com o Colégio Artigianelli que estava em situação precária com a enorme dívida financeira. Por outro lado, tinha a preocupação em atender bem as crianças, adolescentes e jovens órfãos e pobres, necessitadas de tudo: casa, comida, carinho, cuidado, instrução… É seu olhar de esperança, de amor e de fé que o faz acreditar e apostar nessas crianças, adolescentes e jovens. Murialdo também colaborou para que existisse uma legislação trabalhista que dignificasse o trabalho humano, quando se iniciava esse ganho social, isso também é ter esperança. Seu olhar para os encarcerados como possibilidade de transformação e humanidade também é ser movido pela esperança! Ainda, perceber o valor da mulher com mais participação na transformação social, em uma sociedade, onde ela não ultrapassava as paredes da própria casa, também é ter esperança.

Leitor 3: – A doação total de Murialdo como sacerdote está em deixar-se envolver pelo Espírito Santo e deixar-se conduzir por ele. Assim, Murialdo pode dizer: Estamos nas mãos de Deus, estamos em boas mãos! O testemunho de Murialdo como santo de esperança, nos dá exemplo para vivermos os desafios atuais da pandemia e da crise econômica com força do ser cristão.

ORAÇÃO: (todos): São Leonardo, nosso fundador e pai, que fizeste de tua vida um cântico ….

PADRE: Em sintonia coma Palavra de Deus, com a Igreja e com a Família de Murialdo elevemos nossas PRECES:

  1. Protegei a vossa Igreja, em sua missão de ser fermento na massa, para que esteja atenta aos sinais e intuições do vosso Espírito, nós vos pedimos Senhor.
  2. GUARDAI-NOS NO VOSSO AMOR (cantado)
  1. Para que a esperança nos conduza em meio a tantas dificuldades e desafios cotidianos, colocando-nos nas mãos de Deus, confiantes como Murialdo, nós vos pedimos
  1. Para que nossa esperança seja smpre alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, embora agora não podendo recebê-la sacramentalmente, mas espiritualmente, nós vos pedimos
  1. Para que possamos suscitar esperança junto a crianças, adolescentes e jovens com atitudes e gestos de solidariedade respeitando seu protagonismo, nós vos pedimos.

___________________

Sacerdote: Bênção Final- O Senhor Jesus Cristo esteja ao nosso lado, para nos defender; dentro de nós, para nos conservar; diante de nós, para nos conduzir; acima de nós, para nos abençoar. Assim nos abençoe e nos proteja o misericordioso Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém !